SóProvas


ID
130123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.

No polimorfismo, que é um tipo de padrão GRASP, um mesmo método pode apresentar várias formas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Padrões GRASP:

    Controller
    Creator
    Expert
    Law of Demeter
    Low Coupling/High Cohesion
    Polymorphism
    Pure Fabrication
     
  • Cuidado com a wikipedia! São 9 os padrões GRASP:

      - Creator
      - Information Expert
      - Low Coupling
      - Controller
      - High Cohesion
      - Polymorphism
      - Pure Fabrication
      - Indirection
      - Protected Variations

    Referência: Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development, Third Edition - By Craig Larman

  • A wiki é um problema, mas é a queridinha da FCC, e utilizada como fonte consagrada! tsc tsc
  • Não é mesmo método e várias formas, mas mesma assinatura e vários métodos.
  • Nossa, cai direitinho. Fiz confusão com os pilares da OO e achei que o Poliformismo não era um GRASP. O decoreba não para nunca , vamos em frente!
  • General responsibility assignment software patterns (ou principles), abreviado GRASP, consiste em diretrizes para atribuir responsabilidade a classes e objetos em projeto orientado a objetos.

    Os diferentes padrões e princípios utilizados no GRASP são: controller (controlador), creator (criador), indirection (indireção), information expert (especialista na informação), alta coesão, baixo acoplamento, , pure fabrication (fabricação/invenção pura) e protected variations (variações protegidas). Todos esses padrões respondem a algum problema, e esses problemas são comuns a quase todos os projetos de . Essas técnicas não foram inventadas a fim de criar novas formas de trabalho, mas para melhor documentar e padronizar os antigos e amplamente praticados princípios de programação em padrões orientado a objetos.

    fonte: wikipedia