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ID
130129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos padrões de projeto, julgue os itens seguintes.

Adapter é um padrão estrutural utilizado para compatibilizar interfaces de modo que elas possam interagir.

Alternativas
Comentários
  •   Padrões de criação:

    1. Abstract Factory - prover uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem que se especifiquem suas classes concretas.

    2. Builder - fazer com que um processo único de construção de um objeto complexo possa ser utilizado para diferentes formas de representação do mesmo.

    3. Factory Method - permitir a definição de uma interface (o factory method) em uma classe mãe abstrata que, em suas subclasse, especializa-se para criar vários tipos de objeto.

    4. Singleton - garantir que uma classe possua uma e somente uma instância.

    5. Prototype - prover uma abordagem diferente para criação de objetos, através da clonagem de uma instância denominada protótipo.

    Padrões estruturais:

    1. Adapter - converter uma interface de uma classe em outra, permitindo que classes com interfaces incompatíveis possam trabalhar em conjunto.

    2. Bridge - permitir que a abstração de uma classe seja independente de sua implementação, de forma a facilitar e diminuir a necessidade de combinação entre diversos tipos de implementação e diversos tipos de classes.

    3. Decorator - estender a responsabilidade de um objeto dinamicamente, em tempo de execução, sem a necessidade de criação de subclasses.

    4. Flyweight - prover uma estrutura para a representação de classes que possuam um grande número de instâncias com características que se repetem com muita frequência.

    5. Proxy - prover uma forma rápida e leve de acesso a um objeto, que vai substituí-lo enquanto não for necessário acessar sua instância diretamente.

    6. Facade - produzir uma interface mais simples para que um cliente possa acessar diversos métodos de um grupo de classes.

    7. Composite - prover uma estrutura de árvore para representação eficiente de relações todo-parte.

    Padrão comportamental:

    1. Chain of responsibility - evitar acoplamento entre o emissor e o receptor de uma requisição, de forma que mais de um objeto possa manusear esta requisição.

  • Direto do Wikipedia:

    Padrões de criação

    Padrões estruturais

    Padrões comportamentais