SóProvas


ID
1301314
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na home page do Coren Piauí constou a seguinte informação: Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) alerta para os riscos de doenças durante o período de chuvas. Uma das doenças característica desse período é a

Alternativas
Comentários
  • ==> Hepatites A e E: transmissão FECAL - ORAL

     

    ==> A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes.

    A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem).

     

    ==>  Febre Tifoide

    - O microrganismo envolvido é a bactéria chamada Salmonella enterica sorotipo Typhi.

     - A transmissão ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina contendo a Salmonella enterica sorotipo Typhi. Algumas vezes pode ser transmitida pelo contato direto com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de um indivíduo infectado.

    - A vítima elimina a bactéria nas fezes e na urina, independentemente de apresentar os sintomas da doença. O tempo de eliminação das bactérias pode ser de até três meses. Portadores crônicos podem transmiti-la por até um ano.

     

    ==> Rickettsiose ou riquetsiose refere-se a qualquer doença infecciosa causada por bactérias gram-negativas da família Rickettsiaceae e que são transmitidas por carrapatos, ácaros ou piolhos.

     

    ==> A oncocercose, conhecida também como “cegueira dos rios” ou “mal do garimpeiro”, é uma doença provocada pelo parasita nematódeo Onchocerca volvulus, que acomete exclusivamente os humanos.

    Sua transmissão é feita pelo mosquito Simulium spp., popularmente conhecidos como piúm (região norte) ou borrachudo (demais regiões). Quando este inseto pica um hospedeiro infectado, acaba sugando microfilárias junto com o sangue. Estas, por sua vez, maturam-se no interior do corpo do mosquito, ocorrendo a transformação destas para formas infecciosas, sendo, por conseguinte, injetadas na circulação sanguínea de outro indivíduo picado pelo inseto.

    A doença é caracterizada pelo surgimento de nódulos subcutâneos fibrosos, também chamados de oncocercomas, sobre superfícies ósseas em diversas regiões do corpo. Esses nódulos são móveis, não causam dor e são neles que encontram-se os parasitas no estágio adulto.

     

    ==> A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que afeta órgãos internos. Ela é uma zoonose, transmitida por aves e morcegos. O indivíduo adquire esta infecção através da inalação dos conídios que estão presentes no meio ambiente. Estas alcançam os alvéolos pulmonares, levando a uma estimulação de resposta inflamatória por parte do hospedeiro, formada por macrófagos e células mononucleares, que por sua vez, não possuem capacidade de destruir o invasor.

     

     

     

    Letra B

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rickettsiose

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-tifoide

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/leptospirose

    https://www.infoescola.com/doencas/oncocercose/

    https://www.infoescola.com/doencas/histoplasmose/