-
certa A
Segundo Chiavenato, para Maslow:
[...] as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano, na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes – as chamadas necessidades primárias -, enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas – as necessidades secundárias. (CHIAVENATO, 2004, p. 66).
Organizam-se assim as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização. Quando as necessidades fisiológicas (alimento, água, oxigênio, sono, sexo etc.) são razoavelmente satisfeitas, aparece a categoria seguinte, as necessidades de segurança. Alguns exemplos destas necessidades são: a preferência por um trabalho estável; preferência por coisas familiares; seguros (de vida, saúde etc.); desejo de poupança e reservas para o futuro (conta bancária, casa própria, bens, investimentos etc.); procura de religião ou filosofia explicativa do mundo e da vida humana, em termos coerentes e significativos. Em seguida,estão as necessidades sociais, ou seja, as necessidades de aceitação e de amor.
-
-
Abraham Maslow criou em 1954 a teoria da motivação humana direcionada ao conceito de auto-realização.
Ele afirma que todo ser humano possui necessidades comuns que motivam seu comportamento e que estas se dividem em cinco níveis distintas e hierarquizadas.
Necessidades de realizações pessoais: Moralidade, criatividade,espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos.
Necessidades de autoestima: Confiança, conquista, respeito dos outros, respeito aos outros.
necessidades de segurança: Segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, da prosperidade.
necessidades Fisiológicas: Respiração, comida, moradia, água, sexo, sono, homeostase, excreção.
-
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc
3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/
-
Maslow define um conjunto de cinco necessidades nessa pirâmide:
Necessidades fisiológicas (básicas): tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
Necessidades de segurança: que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos: tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
Necessidades de estima: essas passam por duas vertentes: o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros, face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
Necessidades de autorrealização: em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.
Horta inspirou o desenvolvimento de seus estudos na Teoria da Motivação Humana de Maslow, fundamentada nas necessidades humanas básicas. Elaborou, então, sua teoria sobre a motivação humana, fundamentada nas necessidades humanas básicas assim descritas:
Necessidades fisiológicas;
Segurança;
Amor;
Estima; e
Autorrealização.
[....]
Horta define alguns princípios para a enfermagem:
A enfermagem respeita e mantém a unicidade, autenticidade e individualidade do ser humano;
A enfermagem é prestada ao ser humano e não à sua doença ou desequilíbrio;
Todo cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação;
A enfermagem reconhece o ser humano como elemento participante ativo no seu autocuidado
http://blog.concursosdasaude.com.br/necessidades-humanas-basicas-na-enfermagem-maslow-e-wanda-horta/