GABARITO: B
Worms: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Trojan Horse: (Cavalo de Troia) é tão traiçoeiro quanto o seu homônimo da mitologia grega. Um trojan tipicamente se disfarça de um aplicativo normal e benévolo durante sua instalação. Usuários que recebem os trojans são convencidos a instalá-los e executá-los por tê-los recebido de uma fonte confiável (um amigo, parente ou através de um e-mail disfarçado de uma instituição comercial com a qual o usuário se relaciona – bancos, repartições públicas, etc).
Keyloggers: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Backdoors: traduzindo literalmente, “porta dos fundos”. São falhas de segurança no sistema operacional ou em aplicativos, que permitem que usuários acessem as informações dos computadores sem que sejam detectados por firewalls ou antivírus. Muitos crackers aproveitam-se destas falhas para instalar vírus ou aplicativos de controle sobre máquinas remotas.