SóProvas


ID
1303108
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, segundo o que dispõe a Constituição Federal com relação ao financiamento da Seguridade Social, apontando aquela que está incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A pessoa jurídica em débito com o sistema de seguridade social não poderá contratar com o Poder Público,COMO TAMBÉM NÃO PODERÁ RECEBER INCENTIVO FISCAL. 

  • Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    § 3º - A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.


  • Contribuições especiais específicas??????

  • Não entendi. Contribuições sociais específicas???????

  • Colegas, acredito que, salvo melhor juízo, o termo "contribuições sociais específicas" se refere ao fato de que o artigo 195 da Constituição dispõe em seus incisos quais são as contribuições para o custeio da seguridade social. A dúvida é válida, já que usaram um termo que não consta da letra da lei, mas sempre, na dúvida, devemos buscar a assertiva mais errada. A assertiva C vai expressamente contra o texto da lei, ergo, é o gabarito.

    Abraços

  • GABARITO = C

    A questão aborda o assunto de FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, que tem previsão na CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.

    A - CERTO

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:  

    B - CERTO

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:  (...) III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    C - ERRADO

    Art. 195. (...) § 3º A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.   (Vide Medida Provisória nº 526, de 2011)     (Vide Lei nº 12.453, de 2011)   (Vide Emenda constitucional nº 106, de 2020)

    D - CERTO

    Não está previsto no art. 195 da CF.

    E - CERTO

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:  I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:  (...) b) a receita ou o faturamento;     (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) c) o lucro;     (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)