SóProvas


ID
1303525
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O setor de serviços responde por aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe. O mais importante núcleo de atividades terciárias do Estado está localizado no município de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa “B” é a correta.  O setor terciário envolve a comercialização dos produtos em geral e oferece serviços comerciais, pessoais ou comunitários a terceiros. Atualmente o setor terciário tem se diversificado bastante sendo o que mais cresce nas últimas décadas. Os principais tipos de serviço do setor terciário são as indústrias de bens de serviços e os bens públicos.


    Observam-se avanços tecnológicos e mudanças estruturais importantes, pois requer mão-de-obra qualificada dificultando seu desenvolvimento rápido nas regiões mais pobres. Sua importância se dá pela sua essência de desenvolvimento econômico que aumenta a competitividade interna e internacional, gerando empregos qualificados e acelerando o progresso tecnológico.

    O setor terciário representa 50% dos custos de produção e 50% de empregos. Os serviços representam mais de 60% do PIB brasileiro onde de forma crescente mantém relação com as indústrias manufatureiras. No Brasil, a atividade terciária conta com 945 mil empresas que geram 15,8 milhões de empregos. Com isso, a atividade terciária tem representatividade em grandes empresas à micro - empresas.

    http://www.brasilescola.com/economia/setor-terciario.htm

  • O setor de serviços e comércio é impulsionado pelo turismo. Sergipe possui um belo litoral, com destaque para Aracaju, onde vários turistas podem desfrutar de praias como Atalaia, Aruana, Náufragos, Refúgio, Robalo, entre outras. Outro destaque desse setor da economia é a cidade de Itabaiana, famosa pelo comércio de ouro e joias preciosas.

  • Setor Primário: Agronegócio, extrativismo.

    Setor Secundário: Indústrias

    Setor Terciário: Comércio, Serviços, Saúde.

     

    GAB : B

  • PIB SERGIPANO:

    SERVIÇOS: 64,8%

    INDÚSTRIA: 30,6%

    AGROPECÚARIA: 4,6%

    FOCO NA FARDA! PMSE 2018

  • Para complemento dos estudos:

    Em Lagarto, as atividades econômicas tem destaque no cultivo de Tabaco e plantas cítricas. Na criação têm-se os rebanhos bovinos, eqüinos, ovinos, suínos; e os galináceos. A industrialização do Tabaco movimenta a economia do município em que mais da metade de sua produção é exportada para outros estados.

    Em São Cristóvão, destaca-se, na agricultura, a cana-de-açúcar, a indústria da pesca (peixes, mariscos e camarão), pecuária (bovinos) e turismo (cultural).

    Nossa Senhora do Socorro - os principais produtos agrícolas são banana, Coco-da-baía, Manga, batata doce, cana-de-açúcar, mandioca e feijão. A pescaria é diversificada tanto nas águas dos rios como no mar, com destaque para carimãs, pescados, xeréus, bagres, robalos, traíras, arraias, carapebas e milongos. Atualmente a produção de camarão em viveiro tem se destacado. Na pecuária se destacam os rebanhos de Bovinos, Suínos, Equinos, Ovinos e galináceos.

    A principal riqueza mineral é o sal-gema, considerado pelo seu teor de pureza, o único do Brasil. Nossa Senhora do Socorro é também grande produtor de calcário, argila, sal de potássio, magnésio e areia.

    Itabaiana - é referência como um dos maiores comércios de Sergipe. É considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país.

    Fonte: Wikipedia. Qualquer erro, favor me avisar no privado.