SóProvas


ID
130372
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os limites e as possibilidades da ética profissional na sociedade brasileira são dados pelas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    - A questão quer saber como são dados os LIMITES e as POSSIBILIDADES da ética profissional na sociedade brasileira;
    - a alternatia que melhor responde a essa questão é a letra E, veja:

    LIMITES tendências estruturais e conjunturais da sociedade capitalista 
    POSSIBILIDADES: p
    rática profissional orientada teleologicamente em função de um projeto coletivo.
  • OS LIMITES E AS POSSIBILIDADE  DA ETICA PROFISSIONAL  NA SOCIEDADE BRASILEIRA SAO DADAS PELA TENDENCIAS ESTRUTURAIS E CONJUNTURAIS ... CONFORME A LETRA  C ; PELOS SEGUINTES ASPECTOS:

     SEGUNDO BARROCO,  A ETICA ` E UMA  DIMENSAO DA VIDA SOCIAL CONSTITUIDA PELA MORAL E PELA CAPACIDADE HUMANA DE SER LIVRE. QUANDO OS INDIVIDUOS SOCIAIS ORGANIZADOS COLETIVAMENTE CONSEGUEM SUPERAR OS ENTRAVES `A AUTONOMIA, `A DECISAO A RESPEITO DAS NORMAS , `AS ESCOLHAS,  ESTAMOS DIANTE DE SITUACOES HISTORICAS  NAS QUAIS A LIBERDADE DEIXA DE SER UM VALOR E  UMA POSSIBILIDADE PARA  SE TRANSFORMAR EM REALIDADE CONCRETA. ISSO NAO OCORRE SOMENTE EM MOMENTOS REVOLUCIONARIOS; TRATAM-SE DE CONQUISTAS RELATIVAS A CADA MOMENTO HISTORICO QUE VAO DANDO CONSISTENCIA A TRANSFORMACOES SOCIAIS DE MEDIDAS DIVERSAS.
    PARA  SUPERAR AS CONDICOES OBJETIVAS DA MORAL CONSERVADORA OU DA MORAL INDIVIDUALISTA , `E PRECISO CONSTRUIR UMA NOVA SOCIEDADE. MAS AQUI E AGORA `E POSSIVEL LUTAR PARA QUE  AS LIBERDADES SEJAM CADA VEZ MAIS AMPLIADAS.(....).  ISSO POSTO, CABE CONSIDERAR A ETICA COMO UM DOS ESPACOS DE LUTA PELA REALIZACAO DA LBERDADE, O QUE IMPLICA O RESGATE DE CATEGORIAS ETICAS FUNDAMENTAIS COMO RESPONSABILIDADE , COMPROMISSO, ALTERIDADE. (ETICA E SOCIEDADE. CFESS/2007. pg55) BONS ESTUDOS E DESCULPEM A FALTA DE ACENTUAO.


  • A colega Margot está equivocada.

    c) Realização e ampliação de direitos sociais e humanos, que só se mantêm se contar com uma base social de sustentação político-partidária.

    É só ler com atenção a questão, é perceptível q a letra c não tem como estar correta.

    A questão correta é a letra E


  • A sociedade capitalista e a ideologia disseminada por ela, assim como os seus valores, evidentemente são distintos daqueles que orientam a prática profissional do assistente social. Sendo assim, haverão limites com os quais esses profissionais irão se deparar no cotidiano profissional, consequência do tipo de sociedade e de produção na qual vivemos. Porém, isso não significa que é impossível ultrapassar esses entraves, sendo possível a partir da consciência (ação teleológica) de tais limites, tecer possibilidades contra-hegemônicas, indo na direção da conquista e ampliação de direitos, de reformas, objetivando a emancipação plena dos trabalhadores. Assim, os limites aos quais se refere a questão são as tendências estruturais e conjunturais próprias da sociedade capitalista, e as possibilidades estão relacionadas à prática profissional orientada teleologicamente em função de um projeto coletivo e pautada na emancipação plena dos trabalhadores, em consonância com o disposto no Projeto Ético-Político e no Código de ética da profissão.


    RESPOSTA: E


  • Não entendi essa questão !

  • GABARITO: LETRA E

    A sociedade capitalista e a ideologia disseminada por ela, assim como os seus valores, evidentemente são distintos daqueles que orientam a prática profissional do assistente social. Sendo assim, haverão limites com os quais esses profissionais irão se deparar no cotidiano profissional, consequência do tipo de sociedade e de produção na qual vivemos. Porém, isso não significa que é impossível ultrapassar esses entraves, sendo possível a partir da consciência (ação teleológica) de tais limites, tecer possibilidades contra-hegemônicas, indo na direção da conquista e ampliação de direitos, de reformas, objetivando a emancipação plena dos trabalhadores. Assim, os limites aos quais se refere a questão são as tendências estruturais e conjunturais próprias da sociedade capitalista, e as possibilidades estão relacionadas à prática profissional orientada teleologicamente em função de um projeto coletivo e pautada na emancipação plena dos trabalhadores, em consonância com o disposto no Projeto Ético-Político e no Código de ética da profissão.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!