-
PORQUE A LETRA (B)
DIFERENCIALIDADE - NO MEU PONTO DE VISTA SER DIFERENTE DOS OUTRO
IMEDIATICIDADE- QUERER TUDO RAPIDO
-
O cotidiano tal como Lukács o descreve, é marcado pela heterogeneidade, imediaticidade, superficialidade extensiva e um materialismo espontâneo.
-
Acredito que diferencialidade aqui seria sinônimo de heterogeneidade.
-
Concordo com o colega Lenir, acho que a questão foi mal formulada e deveria ser anulada. Foi confuso para responder e acabei errando!
-
Conforme Lukács (1966), o âmbito cotidiano é marcado pela heterogeneidade, isto é, por fenômenos diversos e dispersos de todos componentes do ser social. A imediaticidade seria outro elemento do ser no cotidiano, pois, para se movimentar nesse mesmo nível, o indivíduo não pode se deter em conexões causais mais complexas; nesse nível vigora o espontaneísmo, sem o qual a ação individual estaria prejudicada. Desdobrando-se dessas duas estruturas anteriores, a superficialidade extensiva se realiza devido à soma das múltiplas decisões pragmáticas da cotidianidade, isto é, a superficialidade nasce justamente da não vinculação entre as ações práticas espontâneas e a reflexão. Desse modo, o cotidiano impõe aos indivíduos padrões de comportamentos específicos, orientadas por reações imediatizadas e fragmentadas, úteis para a situação contextual. Não obstante, é no cotidiano que se dá a reprodução do indivíduo e da sociedade.
COTIDIANO, EDUCAÇÃO FORMAL E CAPITALISMO Adair Umberto Simonato Junior
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/viewFile/24757/pdf_30
-
A Dimensão técnico-operativa do exercício profissional
YOLANDA GUERRA
Características do cotidiano e as dimensões da profissão, inclusive as citadas na questão, encontram-se no referido texto.
-
Esse texto que a bela *-* indicou é muito bom!!!
Segue o texto e a resposta de acordo com a mesma fonte: http://dns.ts.ucr.ac.cr/binarios/pela/pl-000563.pdf
1. heterogeneidade: as demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos;
2. espontaneidade: é a “característica dominante da vida cotidiana” (Heller, 1989:29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.
3. imediaticidade: as ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos;
4. superficialidade extensiva: considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.