-
Os métodos mais seguros de criptografia são aqueles que utilizam chave assimétrica, logo a chave utilizada na encriptação é a chave pública e de conhecimento geral.
-
vamos la...
se for simétricos, ambos devem conhecer as chaves
se for assimétrico, cada um tem sua privada, mas conhecem as públicas
pra mim, só aí, já quebra o "exclusivo"
-
Segundo a teoria de Kerckhoff, o algoritmo criptográfico deve ser público e a chave privada - mantida em segredo.
-
Discordo do comentário do Raphael. Algoritmos assimétricos não são necessariamente mais seguros que algoritmos simétricos, tudo depende do contexto que se quer aplicar a criptografia. Ou seja, o fato que, geralmente, as chaves nos algoritmos assimétricos são maiores que nos simétricos não tornam aqueles mais seguros que estes. A questão erra ao afirmar que as funções (algoritmos) devem ser privadas. Conforme o princípio de Kerckhoff, os algoritmos devem ser públicos.
-
Bem, a questão não trata de qual método é mais seguro ou não e sim do conceito de um dos métodos, o de chaves assimétricas. Entenda:
"Nos métodos mais seguros de criptografia, a função e a chave utilizadas
na encriptação devem ser de conhecimento exclusivo do remetente da
mensagem."
No caso da criptografia utilizando chaves simétricas, a chave utilizada para encriptar é a pública, sendo assim este conceito deixa parte da questão incorreta, pois ao final ele afirma que a chave utilizada na encriptação deve ser de conhecimento exclusivo (chave privada) do remetente.
Portanto, gabarito errado.
Bons estudos.
-
A função/algoritmo pode (em muitos casos deve) ser de conhecimento de todos! Afinal, o segredo está na chave!
-
No material de Gustavo Vilar é citado que o algoritmo ou função é de acesso para todos
-
(ERRO EM VERMELHO) Nos métodos mais seguros de criptografia, a função e a chave utilizadas na encriptação devem ser de conhecimento exclusivo do remetente da mensagem.
---> A chaves mais seguras são as ASSIMÉTRICAS q em regra são compostas por 2 chaves, o remetente utiliza a chave pública para encriptar a mensagem que só poderá ser decriptada por quem tiver a chave privada referente a ela.
-
e-
Quando se usa criptogtafia assimetrica, a chave publica converte texto em hash, onde a chave privada decifra o texto. Somente esta deve estar com o receptor da msg
-
Segundo o princípio de Kerckhoffs os algoritmos devem ser públicos e as chaves mantidas em segredo, porque a partir dela é possível decifrar qualquer texto utilizado.
Gabarito: Errado
-
Perfeito seu comentário, Tulio.
Pessoal, ignorem completamente o comentario do Farrael de q métodos assimétricos são mais seguros q os simetricos. Depende da aplicação!!!
Outro q fez 1 comentário-viagem foi o André Luz. Ajeita isso ai pra não confundir, meu jovem!!!
"Criptografia utilizando chaves simétricas, a chave utilizada para encriptar é a pública"???
Outro comentário errado: O dos "Goonies Gulch"...criptografia não faz resumo...quem faz isso é assinatura e para verificar integridade de arquivos.
Bem, se ainda não confiam, aí vai mais uma fonte, agora, uma questão do CESPE sobre o assunto (AO GOSTO DO FREGUÊS, SEMPRE!!!)
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANATEL Prova: CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Desenvolvimento de Sistemas.
No que diz respeito à criptografia, julgue os itens a seguir.
As funções HASH são utilizadas para autenticar mensagens, não possuem chave de encriptação e são irreversíveis.
CERTO.
Fonte:
[1] https://cartilha.cert.br/criptografia/
-
de vez enquando a cespe viaja a batata