-
As novas funcionalidades propostas são: alocação tardia (delayed allocation); marcas temporais com maior resolução (nanossegundos)4 ; verificação de integridade do journal (journal checksums); suporte para tamanhos maiores de volumes e arquivos 5 . mais extensões são introduzidas,compatibilidade com versões anteriores, pré alocação, mais rápido sistema de arquivo de verificação, alocador multibloco, melhor timestamps. Deixa de existir um limite de sub-diretórios no ext46 .
**Alocação tardia
Ext4 usa uma técnica de execução do sistema de arquivos chamado atribuir-on-flush, também conhecida como a atribuição de atraso. Isso melhora o desempenho e reduz a fragmentação, melhorando a alocação de blocos decisões com base no tamanho do arquivo.
**Jornal checksumming
Ext4 usa checksums no jornal para melhorar a confiabilidade, já que o jornal é um dos arquivos mais utilizados do disco. Esta característica tem um lado benéfico, que pode evitar com segurança um disco I / O esperar durante o processo diário, melhorando o desempenho ligeiramente.
**Suporte para tamanhos maiores de volumes e arquivos
O sistema de arquivos ext4 pode suportar volumes com tamanho até 1 exabyte e arquivos com tamanho até 16 terabytes. O atual e2fsprogs só pode tratar um sistema de arquivos de 16 TB.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ext4
-
Jornal checksumming - checksum no jormal para melhorar a confiabilidade.
Volume até 1 exabyte.
Arquivo até 16 TB.
-
CERTO.
Segundo o site da IBM,"O Ext4 apresenta inúmeros novos aprimoramentos quanto a desempenho, escalabilidade e confiabilidade. Mais especificamente, o ext4 suporta sistemas de arquivos de 1 exabyte.
(...)
Entretanto, mesmo com o journaling, a corrupção ainda será possível se entradas errôneas forem inseridas no diário. Para enfrentar esse problema, o ext4 implementa a verificação de checksum do journal para certificar-se de que as alterações válidas cheguem ao sistema de arquivos subjacente."
http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-anatomy-ext4/
-
Tomei cuidado que a questão colocou jornal escrito errado o certo é Journal
O EXT4 suporta sistema de arquivos de um exabyte e possui checksum de jornal.
-
EXT4 - Fourth Extended File System
- Jornal checksumming: melhora na confiabilidade
- Suporta volumes com tamanho até 1 exabyte e arquivos com tamanho até16 terabytes
- Compatibilidade com versões anteriores
- Permite pré-alocação de espaço em disco para um arquivo
- O mais rápido sistema de arquivos de verificação
- Menor fragmentação
- Desfragmentação online
- registro de data/hora em nanosegundos
- alocação tardia
Fonte: Minhas anotações