SóProvas


ID
1306039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das tecnologias de segurança e dos ataques eletrônicos, julgue os itens a seguir.

O algoritmo de criptografia AES (advanced encryption standard) opera em quatro estágios: um de permutação e três de substituição. O estágio de permutação ShiftRows é reversível e os estágios de substituição SubBytes, MixColumns e AddRoundKey são não-reversíveis.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Questão assassina e sinistra! Dá para acertar tomando como base que muitas vezes o cespe troca conceitos. Pra quem acertou porque conhecia o assunto, parabéns, você é um ninja de outro planeta. No edital desta prova constava nos assuntos a serem estudados apenas assim,'criptografia simétrica e assimétrica'.


    Segundo Stallings(2008,p.97),"3. Quatro estágios diferentes são usados (no AES), um de permutação e três de substituição: SubBytes, ShiftRows,MixColumns,AddRoundKey.

    (...)


    9. Uma vez estabelecido que todos os quatro estágios são reversíveis (...)"


    **Portanto, o erro está em afirmar qual estágio que é reversível e quais não são, quando na verdade, TODOS são REVERSÍVEIS.

    Bibliografia:

    CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-4 EDIÇÃO-WILLIAM STALLINGS

  • Concordo com o Tanenbaum... é sacanagem deeemaaaaisss os caras colocarem no edital criptografia simétrica e assimétrica e ser tão específico assim com o AES

  • Sim, se eles não fossem reversíveis, não teria como decriptografar.

  • Matei a questão quando diz que somente 3 são reversíveis. Porque todos são.

  • Errada.

    Vamos por partes. "O algoritmo de criptografia AES (advanced encryption standard) opera em quatro estágios: um de permutação e três de substituição." Certo. 

    "O estágio de permutação é o ShiftRows. "

    Certo.

    Esse estágio executa uma permutação simples.

    __

    Os estágios de substituição são: SubBytes, MixColumns AddRoundKey.

    Certo.

    O SubBytes utiliza uma S-Box para realizar uma permutação byte a byte do bloco. Já o MixCollumns realiza uma combinação linear que utiliza aritmética sobre GF. Além disso, o AddRoundKey executa um XOR bit a bit simples do bloco atual com uma parte da chave expandida.

    __

    Os SubBytes, MixColumns AddRoundKey são não-reversíveis.

    Errado.

    Todos os estágios citados são reversíveis.

  • Se não for reversível como voltamos para o texto em claro no caso de decriptografia? 

  • ERRADO

    O algoritmo de criptografia AES (advanced encryption standard) opera em quatro estágios: um de permutação e três de substituição. O estágio de permutação ShiftRows é reversível e os estágios de substituição SubBytes, MixColumns AddRoundKey são não-reversíveis.

    O único estágio não-reversível é o AddRoundKey.

  • Pessoal, vi muita gente cometendo erro em dizer que todos os estágios são reversíveis.

    NÃO SÃO! Segundo Stallings, o único estágio não reversível é o AddRoundKey , todos os outros são reversíveis !

    Resposta mais coerente foi a do Thiago Arreguy!

    Forte abraço!

  • Pessoal, todos os 4 estágios são reversíveis. Isso está na fonte que vcs estão usando[1]. Vamos aprender a interpretar melhor, lê melhor q tá osso os comentários daqui do QC. Só derrota! Pelo amor...

    [1] "Uma vez estabelecido que TODOS OS QUATRO ESTÁGIOS SÃO REVERSÍVEIS, é fácil verificar que a decriptação recupera o texto claro".

    E outra, Thiago, Arreguey...Seu comentário tá errado. Segundo[1] "Somente o estágio AddRoundKey utiliza a chave. Qualquer outro estágio, aplicado no início ou no fim, é reversível sem conhecimento da chave.

    Muito cuidado com isso aí!!!

    Comentário adicionado em 03/07/2021:

    Vi q muitos ainda estão com dúvida??? Então, vamos lá!!! -- tudo com base no Stallings, q tão descendo a lenha aí (Até parece futebolista!!!). Veja: https://www.youtube.com/watch?v=4DczOedEFHo

    Cada estágio é facilmente reversível (pg. 107).

    SubByte, ShiftRows e MixColumns usam uma função inversa; já o AddRoundKey faz um XOR com a mesma chave da rodada.

    9. Uma vez estabelecido que todos os quatro estágios são reversíveis, é fácil verificar que a decriptação recupera o texto claro.

    Fonte:

    [1] Criptografia, Stallings