SóProvas


ID
1306198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à consolidação das demonstrações contábeis e demonstrações separadas, julgue o item a seguir.

O goodwill decorrente de aquisição de uma controlada será classificado como uma conta do grupo ativo não circulante, subgrupo investimentos, quando a empresa controladora apresentar balanços consolidados.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se há outro erro, mas a conta é do ativo/não circulante/Intangível

  • ATT  contabilização diferenciada entre balanço individual x consolidado.

    O ágio na aquisição de investimentos em coligadas e controladas deve ser classificadas em duas parcelas, a saber:

    a) mais valia  b) goodwil

    A mais-valia decorre de uma situação em que o valor justo dos ativos líquidos é maior que o valor patrimonial dos mesmos ativos líquidos. O montante pago pela investidora para adquirir uma participação pode ultrapassar o valor justo destes ativos líquidos, o que será reconhecido como ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill).

    No balanço individual da investidora, o valor do investimento será evidenciado pelo custo e os valores da mais-valia e do goodwill (que estão incluídos nesse custo) serão controlados em subcontas do investimento. No balanço consolidado a mais valia será eliminada contra ativos e passivos que deram origem e o goodwill será transferido para o intangível em conta especifica.

    Fé é acreditar naquilo que não se vê


  • http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=nbc-itg-09

    Item 26

  • Goodwill está no subgrupo INTANGÍVEL

    Goodwill é a capacidade que o empreendimento tem de gerar lucros. É o conjunto de características, qualidades e diferenciais de uma empresa expressos através de sua capacidade de produzir riquezas. São exemplos de características que compõe o goodwill: marcas registradas, conhecimento organizacional, credibilidade de mercado, etc.

    Uma das principais características do goodwill é a de que ele não está refletido no Balanço Patrimonial, não sendo depreciável ou amortizável. Devido a isso, quanto maior a identificação dos ativos intangíveis como marcas e patentes, na contabilidade menor será o valor do goodwill no momento de sua avaliação, e vice-versa, justamente porque ele não é identificável no balanço e os ativos intangíveis são (Marcas, Pesquisas e Desenvolvimento e Goodwill são exemplos de ativos que não possuem existência limitada ou duração determinada).

  • Nesse caso ele será considerado um Ativo Intangível por conta de ser um balanço consolidado. No caso de balanço individual ele seria considerado investimento.

  • goodwil 

    >balanço individual - investimentos 

    >balanço consolidado- intangível 

  • goodwill decorrente de aquisição de uma controlada será classificado como uma conta do grupo ativo não circulante, subgrupo investimentos, quando a empresa controladora apresentar balanços consolidados.

    FALSO.

    1. Em balanços consolidados, o saldo do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) deve ser classificado no Ativo Intangível.

    2. Seria classificado no ativo não circulante - investimentos, se fosse balanço individual.

    Ferreira, 2018

  • Questão sobre a contabilização do goodwill, no contexto de balanços consolidados.

    Com a completa convergência em 2010 às normas do IASB, o Brasil foi o primeiro país do mundo a ter balanços individuais e consolidados conforme as normas internacionais (acompanhado da Itália). Nessa linha, o CPC 36 exige que a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) apresente demonstrações consolidadas:
    “Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica. "

    Repare que nesse contexto, o goodwill decorrente de aquisição de uma controlada deverá ser contabilizado tanto no balanço individual quanto no balanço consolidado. Nesse sentido, a Interpretação Técnica ICPC 09 (R2) elucida bem essa diferença, em seu item 20:

    (b) o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) do investimento em controlada, representado pela diferença positiva entre (i) a soma do montante dado em troca do controle (valor pago ou a pagar relativo à compra de participação que conferiu o controle) com o valor justo de alguma participação pré-existente, se houver; e (ii) a parte da adquirente no valor justo dos ativos e passivos da entidade adquirida já líquidos do passivo fiscal diferido (ou acrescido do ativo fiscal diferido). Notar que esse ágio só deve ser classificado no subgrupo de intangíveis no balanço consolidado, nunca no balanço individual, onde deve permanecer integrando o saldo contábil do investimento, o qual é apresentado no subgrupo de investimentos; afinal, o goodwill assim calculado é pertinente à adquirida, pago pela adquirente (nos casos em que houve compra, por exemplo) e para esta, individualmente, representa parte do custo de seu investimento, mesmo que sujeito a impairment


    Resumindo, de forma mais direta o que precisa levar para prova:
    O goodwill é a diferença entre o valor pago e o valor justo do investimento. No balanço individual da controladora ele é classificado no ANC Investimentos, no balanço consolidado ele é classificado no ANC Intangível. O goodwill sofre apenas impairment, e não está sujeito à amortização.

    Assim, já conseguimos identificar o ERRO da alternativa:
    O goodwill decorrente de aquisição de uma controlada será classificado como uma conta do grupo ativo não circulante, subgrupo investimentos, quando a empresa controladora apresentar balanços consolidados.

    Nesse caso, o goodwill é classificado no subgrupo intangível.

    Gabarito do Professor: Errado.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

    ² Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
  • Goodwill no balanço individual: integra o valor do investimento

    Goodwill no balanço consolidado: pertence ao ativo INTANGÍVEL.

    Goodwill: diferença entre VALOR PAGO e VALOR JUSTO.

  • LO OL

    Balanço INDIVIDUAL = INVESTIMENTO LO

    Balanço CONSOLIDADO = INTANGÍVEL OL

  • BALANÇO INDIVIDUAL - INVESTIMENTOS

    BALANÇO CONSOLIDADO - INTANGÍVEL - G de Grupo (consolidado)

  • Pra nunca mais esquecer fiz uma comparação com a minha vida na aquisição de cursinhos:

    Quando eu compro um curso de matéria INDIVIDUAL: é um INVESTIMENTO, pois levo a sério e termino todos os tópicos.

    Quando eu compro um curso CONSOLIDADO (várias matérias): é INTANGÍVEL, porque nunca consigo terminar tudo e gasto dinheiro atoa kkkkk.

  • BP Individual = tudo será contabilizado como Investimento (subcontas)

    BP Consolidado = "Goodwill" será tratado como Intangível.

    Bons estudos.