SóProvas


ID
1306225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Acerca dos ativos intangíveis e do teste de impairment, julgue o item a seguir.

Caso determinado ativo intangível tenha vida útil finita delimitada com precisão, é dispensável o teste de impairment.

Alternativas
Comentários
  • "Os ativos intangíveis são inicialmente reconhecidos ao custo e podem ter vida útil definida ou indefinida. Ativo Intangível de vida útil indefinida não é mais amortizado (como no caso do goodwill), ficando somente sujeito ao teste de perda de recuperabilidade de valor (impairment)".


    Professor Marcos Roberto.

  • Nao entendi?

  • Não me parece correto. A questão se refere a ativo intangível com vida útil definida, que estaria sujeito a amortização e testes de impairment: NBC T16.10: "Redução ao valor recuperável (impairment): é a redução nos benefícios econômicos futuros ou no potencial de serviços de um ativo que reflete o declínio na sua utilidade, além do reconhecimento sistemático por meio da depreciação. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)". Será que vale apenas para depreciação, como na letra da norma?

  • Marquei como errado pois entendi que é devido o imparment nesse caso

    Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível:

    "Método de custo


    74. Após o seu reconhecimento inicial, um ativo intangível deve ser apresentado ao custo, menos a eventual amortização acumulada e a perda acumulada (Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos).


    Recuperação do valor contábil – perda por redução ao valor recuperável de ativos
    111. Para determinar se um ativo intangível já não tem valor, a entidade deve aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos.


    Esse Pronunciamento determina quando e como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por desvalorização"

    Portanto, os Ativos Intangíveis estão sujeitos a ajustes de amortização e ao teste de recuperabilidade (também chamado de Impairment ou Imparidade).


    Ressaltamos, entretanto, que apenas os Intangíveis com vida útil definida são amortizados. Os ativos Intangíveis com vida útil indefinida não sofrem amortização, mas devem ser submetidos ao teste de recuperabilidade.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/fcc-criterio-de-avaliacao-do-ativo-intangivel-4/

  • Dúvidassssssssssssssss, professores do site entrem em ação!!!!!


  • questão semelhante
    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: BACEN

    Prova: Analista - Contabilidade e Finanças

    Acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, julgue o item a seguir.

    Na contabilização de ativos, os ativos intangíveis serão amortizados e dispensados do impairment test, caso sua vida útil seja definida.

    gab:errada

  • Certo! Pq?

    Pq, a questão afirma que é DISPENSÁVEL. Ou seja, não é obrigatório. Mas pode ocorrer!

     

    Se estivesse escrito que o ativo intangível com vida útil definida/finita está DISPENSADO, a questão estaria errada. Pois assim estaria afirmando que o teste não poderia ser feito de jeito nenhum para esse tipo de ativo.

     

  • QUESTÃO ERRADA:

     

    o    A Cia deverá avaliar se se trata de um ativo intangível de vida útil indefinida ou definida. Para os ativos intangíveis de vida útil indefinida a amortização torna-se proibida, afinal, não temos um prazo para calcular, não saberemos apurar a amortização senão de forma arbitrária Contudo, falar que um ativo intangível tem vida útil indefinida não significa dizer que ele tenha vida útil infinita, eterna. Esses ativos estarão sujeitos à análise de impairment anual.

     

    o    Já para os intangíveis de vida útil determinada mantém-se a prática de alocar seu custo de aquisição ao resultado com base no período determinado e se houver meios de determinar o valor residual para fins de amortização este deverá ser utilizado. Além da sujeição ao teste de recuperabilidade (ao final do período de reporte, havendo indícios de desvalorização).

     

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Jurisprudência do CESPE: "é melhor ser feliz do que ter razão"

  • Questão antiga, mas muito boa!

  • Surgiu um pouco de dúvida na pergunta, use o Português. Contrário de dispensável = indispensável, é indispensável o Impairmente Test nesse caso? não, logo, é dispensável.

  • CPC-04 Ativo Intangível

    Vida útil definida:

    - É amortizado

    - Teste de recuperabilidade se tiver indicio de perda

    Vida útil indefinida:

    - Não é amortizado, mas deve ser submetido ao teste de recuperabilidade.

  • Gabarito: CERTO

     

    A questão está certa. Para os ativos intangíveis com vida útil definida, é dispensável o teste de recuperabilidade, caso não haja indício de desvalorização.

  • CORRETO

     

    Teste de Recuperabilidade, no mínimo, anualmente:

    - Goodwill

    - Ativo intangível com vida útil indefinida

    - Ativo intangível não disponível para uso

     

    -> Outros ativos: quando houver alguma indicação de desvalorização (DISPENSÁVEL)

  • CORRETA

    A essência do teste de recuperabilidade (impairment) é evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior do que o recuperável. O teste busca verificar se o ativo não está desvalorizado em relação a seu valor real. Não é obrigatório para todos os ativos.Vejamos:

    1) Se houver indícios de desvalorização precisa de teste de recuperabilidade;

    2) Independente de índicios de desvalorização, os ativos com vida útil indefinida devem sofrer teste de recuperabilidade (entretanto, não sofrem amortização, que já é outra história);

    3) Já para os ativos com vida útil definida, com precisão conforme a questão, o teste é dispensável, ou seja não precisa, somente será indispensável se houver indícios de desvalorizacão é claro.  

  • Não tem como entender por que essa banca ainda faz concursos de tamanha importância com tantas lambanças que inventa

  • Ativo Intangível com Vida útil Definida

    • Deve ser Amortizado (a partir do momento em que o ativo estiver disponível para uso)
    • Teste de recuperabilidade dispensável (Faz se houver indício de perda)

    Ativo Intangível com Vida útil Indefinida

    • Não deve ser amortizado
    • Deve ser submetido ao teste de recuperabilidade.

    ----------------------------------------

    Não confundir com goodwill (Ágio por expectativa de rentabilidade futura) que deve ocorrer o Teste de recuperabilidade, no mínimo, anualmente.

  • 1) Intangível de vida útil definida delimitada com precisão: sofre amortização/ impairment é dispensável;

    2) Intangível de vida útil definida não delimitada com precisão: sofre amortização/ impairment é obrigatório;

    3) Intangível de vida útil indefinida: não sofre amortização/ impairment é obrigatório (no mínimo, anualmente).

  • Em síntese, funciona assim: Para os ativos em geral (como os imobilizados), a empresa deve verificar se há indícios de desvalorização no final do período de reporte (exercício social). Havendo indícios, a empresa faz uma estimativa formal da recuperabilidade. Não havendo, esta estimativa formal está dispensada. Todavia, existem três ativos que devem ser avaliados formalmente, ainda que não haja indícios de perda. São eles:

    - Goodwill

    - Intangível com vida indefinida

    - Intangível que ainda não está em uso

  • O detalhe está no sentido de "dispensável". Ativo Intangível sem vida útil definida devem ser testados anualmente independente de indícios de perda ao seu valor recuperável, mas se ele tem vida útil definida, ele dependerá de indícios de perdas para ser testado, nesse sentido, em condições normais, poderá deixar testar (sentido do dispensável) um ativo intangível com vida útil definida.

  • Um professor justificou que dispensável (poder deixar de fazer) é diferente de dispensado (não fazer)... mas por um raciocínio da pra concluir que a assertiva está mesmo correta, pelos seguintes questionamentos:

    1. Um ativo intangível sem vida útil definida é OBRIGADO a fazer o teste de impairment? SIM... (anualmente)
    2. Um ativo intangível com vida útil definida é OBRIGADO a fazer o teste de impairment? NÃO...

    (em regra não, só havendo indício de perda)