SóProvas


ID
1306255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação aos conceitos de custos e metodologias de custeio, julgue o item a seguir.

A incorporação ao produto de custos gerais de produção, também denominados custos indiretos de produção, é típica do método do custeio por absorção, não ocorrendo no método do custeio variável.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (ERRADO)  - Custos gerais podem ser custos diretos e indiretos, pode ser utilizado o método de custeio por Absorção e o Variável ou Direto. 


    Os custos indiretos são aqueles gastos que necessitam de um critério  de rateio, pois eles não são facilmente identificáveis. São exemplos de custos indiretos: aluguel da fábrica, mão de obra indireta, manutenção da fábrica e material indireto.

    O método de custeamento por absorção ou integral consiste na apropriação de todos os custos de produção de forma direta ou indireta aos produtos adquiridos e elaborados ou aos serviços prestados. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.

    No método de custeamento variável, todos os custos variáveis são alocados aos bens ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos. O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável.





  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO

    Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

    A aquisição de bens de consumo eventual cujo valor não exceda a 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior poderá ser registrada diretamente como custo (RIR/1999, art. 290, parágrafo único).

    CUSTEIO VARIÁVEL

    O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:

    O sistema de custo contábil (absorção ou integral) e

    Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/metodosdecusteio.htm

  • No custeio variável, o que importa é saber se o custo é variável. Independente dele ser direto ou indireto

    Ver questão q495566


    Prova: CESPE - 2015 - CGE-PI - Auditor Governamental - Geral Disciplina: Contabilidade de Custos

    No que se refere a métodos de custeio, julgue o item subsequente.

    No método de custeio variável ou direto, somente os custos diretos são alocados aos produtos; os indiretos, ainda que variáveis, são considerados como despesas na demonstração dos resultados do exercício.

    Gabarito:errado


  • O custeio variável como o próprio nome diz leva em conta apenas os custos variáveis, desconsidera do fluxo os custos fixos. O custeio variável não desconsidera, portanto, os custos indiretos ou diretos conforme o enunciado da questão.

    Não confundam:

    Custos Fixos e Custos Variáveis

    Custos Diretos e Indiretos

    Custeio por Absorção e Custeio Variável, também denominado Custeio direto.

  • Errado essa parte: indiretos de produção, ............ não ocorrendo no método do custeio variável.

    Pois tanto custos diretos ou indiretos podem ser variáveis. Variáveis são aqueles custos que seu valor muda conforme a quantidade de fabricação.  Ficaria correto se fosse custo fixo indireto. Pois são os custos fixos que não ocorrem no método custeio variável.




  • Também está incorreto dizer que "custos gerais de produção" é sinônimo de "custos indiretos de produção".

  • No Custeio Variável, os custos FIXOS não são alocados aos produtos, e vão
    para o resultado, como se fossem despesas.
    Os custos indiretos (que não forem custos fixos) são alocados normalmente aos
    produtos. Como exemplo, podemos citar a energia elétrica da fábrica: é um
    custo variável (aumenta ou diminui conforme o volume de produção) e é custo
    indireto (precisa ser rateada aos produtos).
    No custeio variável, a Energia Elétrica da fábrica é incorporada ao custo dos
    produtos.


    Fonte: Material estrátegia, profs Gabriel Rabelo e Luciana Rosa.

  • No curso do Sílvio Sande, ele considerou esta afirmação Verdadeiro... Eu fiquei indignado e, com muita desconfiança, vim pesquisar. Ele é ótimo professor, mas deveria comentar as questões com o gabarito definitivo em mãos. Existem vários professores que se equivocam durante as aulas e deixam a gente louco com informações equivocadas.

  • Ricardo Nascimento, peguei o curso no ano de 2019 e o gabarito estava arrumado, pelo menos. Acho que ele regravou.

  • Questão sobre os métodos de custeio e a contabilização de custos indiretos.

    Os métodos de custeio são métodos de apropriação dos custos. O mais utilizado e aceito pela legislação para fins tributários é o custeio por absorção.  Veja como o mestre Eliseu Martins¹ define o método:
    “Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. "

    Já o método de Custeio variável, utilizado para fins gerenciais, é definido da seguinte forma:
    “Com base, portanto, no Custeio Variável, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para o Resultado; para os estoques só vão, como consequência, custos variáveis. "

    Repare o critério que diferencia os dois métodos tem a ver com custo fixo/variável e não com custo direto/indireto. Por isso, em ambos os métodos podemos ter custos indiretos de produção alocados ao produto, pois estes podem ser fixos ou variáveis. Exemplificando: os materiais indiretos utilizados na produção são exemplos de custos indiretos e variáveis. O seguro da fábrica é um custo indireto e fixo. A mão de obra utilizada em máquinas que precisam de regulagem é um custo direto e fixo.

    Resumindo então:
    - No Custeio por Absorção (CA) ocorre a incorporação de todos os custos fixos e variáveis (diretos ou indiretos) ao produto.
    - No Custeio Variável (CV) ocorre a incorporação dos custos variáveis (diretos ou indiretos) ao produto.

    Feita a revisão já podemos identificar o ERRO da assertiva:
    A incorporação ao produto de custos gerais de produção, também denominados custos indiretos de produção, é típica do método do custeio por absorção, não ocorrendo no método do custeio variável.

    Na verdade, custos indiretos de produção - que sejam variáveis - são sim incorporados ao produto, no método do custeio variável.

    Gabarito do Professor: Errado.

    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

    ² Viceconti, Paulo Eduardo Vilchez, 1948 - Contabilidade de custos : um enfoque direto e objetivo / Paulo Eduardo V. Viceconti, Silvério das Neves . — 9. ed. — São Paulo : Frase Editora, 2010.