SóProvas


ID
1306297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca da avaliação de projetos de investimento, julgue o item subsequente.

O custo de capital é a taxa média de retorno exigida da empresa por seus credores de longo prazo e seus sócios ou acionistas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - CERTO

    O custo de Capital mostrará qual a taxa de retorno que os provedores de capital, podem esperar de seu investimento. 

  • O Custo de Capital de uma empresa é o retorno mínimo exigido pelos credores e acionistas (ou seja, os financiadores de recursos) para determinar a viabilidade de investimento no negócio.

    O Capital Próprio tem a ver com o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, como o nome sugere sua origem está na própria atividade econômica e pode ser avaliado pelos lucros, por exemplo. Em outras palavras: são os recursos que provém dos proprietários (ou de sócios e acionistas). A maioria das empresas, e isso inclui companhias renomadas como Google, Microsoft e Apple, começaram com capital próprio. Nesta modalidade, o fluxo de caixa é residual e é representado pelo pagamento de dividendos.

    Por sua vez, o Capital de Terceiros está relacionado com o passivo real ou passivo exigível (obrigações da empresa com terceiros) e representa, também como o nome implica, todos os investimentos feitos por meio de recursos de entidades externas. Um dos exemplos mais comuns nesse caso são os financiamentos e empréstimos, sejam de curto, médio ou longo prazo. O fluxo de caixa neste caso é contratual, representado pela obrigatoriedade do pagamento de encargos contratuais.

    Gabarito: CERTO.
  • O conceito de custo de capital, essencial na análise da estrutura e orçamento de capital de um empresa, está intimamente ligado ao retorno exigido pelo acionista. Em verdade, o retorno exigido pelo acionista é o chamado custo de oportunidade do capital próprio. O custo de capital leva em consideração esse custo do capital próprio (sócios ou acionistas) e o custo do capital de terceiros (credores de longo prazo). Reflete o custo futuro médio esperado dos fundos no longo prazo)