SóProvas


ID
1306534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas de suporte à decisão, julgue o item subsequente.


Uma mudança nos valores de dados de um processamento analítico online que use a tabulação cruzada para apoio à análise e mineração de dados pode aumentar o número de colunas.

Alternativas
Comentários
  • O problema dessa questão é saber o que é "tabulação cruzada". Depois fica tranquilo:

    "A tabulação cruzada é um importante componente para a análise de dados, bem conhecida em estatística. Nela, duas variáveis são tabuladas simultaneamente, Uma tabulação cruzada de 2 dimensões é semelhante a uma planilha de exel, com ambos os cabeçalhos de linhas e colunas como atributos.

    Na tabulação cruzada a amostra é dividida em subgrupos, tornando possível verificar como as respostas variam de grupo para grupo. Em várias situações com uma boa leitura das informações contidas numa tabulação cruzada, chega-se a grandes conclusões, sem a necessidade de análises estatísticas mais sofisticadas."
    http://www.unilago.com.br/download/arquivos/21034/Estatistica_Aplicada_-_Resumo_03.pdf


    Acredito que a ideia é simples, joga tudo pro Exel e observa o que você consegue extrair de informação. Se você faz uma mudança nos valores dos dados (como sugere a questão), é capaz de você ter que aumentar o número de subgrupos (aumentando o número de colunas, assim como fala a questão). Questão CERTA.



  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Na fase de transformação dos dados, as técnicas de agregação e discretização (ou binarização, quando envolver apenas dois grupos) buscam categorizar os dados. Nesta fase, ocorre também a criação de atributos (ou recursos) para ampliar as informações encontradas.

    A fase de transformação de dados é anterior à análise e mineração de dados. A tabulação cruzada é uma técnica de agregação, pois pode ampliar a categorização das variáveis ao ser analisado em tabelas, em separado.

  • Vamos analisar a questão.

    A questão versa sobre tabulação cruzada no escopo de análise de dados por meio do processamento analítico online (OLAP).

    Antes de analisar o enunciado da questão, vamos retomar o conceito de OLAP (Online Analytical Processing):

    OLAP pode ser entendido como uma tecnologia que possibilita aos usuários manipular e analisar dados oriundos de vários sistemas de banco de dados. Ou seja, através do OLAP, é possível extrair e visualizar dados de negócios de diferentes pontos de vista. Quando falamos em OLAP. Dentro desse conceito, temos o cubo OLAP, que é uma estrutura de dados otimizada para análise de dados. Esse cubo consiste em medidas (fatos numéricos) categorizadas por dimensões. Como exemplos de operações analíticas nesses cubos, citam-se o ROLL UP (combinação de células de uma ou mais dimensões para atingir um nível maior de generalização) e PIVOT ou ROTATION (visualização de dados por uma nova perspectiva) (GURU 99)[1].

    Ou seja, em um contexto organizacional, usamos OLAP para manipular e analisar dados, a fim de extrair conhecimentos que possam ser úteis no processo de tomada de decisões da organização.

    Entre os métodos possíveis de análise e manipulação de dados, conforme UESC (2019) [2], temos a tabulação cruzada, também conhecida como tabela de contingência, utilizado para avaliar a relação entre duas variáveis qualitativas ou entre uma variável qualitativa e quantitativa (necessariamente agrupada em forma de classes)

    Para melhor entender, vamos a um exemplo hipotético. Digamos que uma empresa de Call Center tenha os dados referentes ao salário de seus funcionários e da classificação média de seus atendimentos que estão categorizados como "Ruim", "Regular", "Bom" e "Ótimo".

    Nesse sentido, a empresa quer avaliar se há relação entre o salário recebido pelo funcionário com a avaliação recebida pelos clientes. Inicialmente, como o salário é um dado quantitativo, é necessário criar classes salariais, agrupando os funcionários de acordo com seus salários nessas classes.

    A partir disso, por meio de uma análise de frequência, por exemplo, é possível investigar se há essa correlação.

    Figura 1 - Tabulação cruzada (Faixa Salarial x Avaliação médio do atendimento ao cliente).



    Fonte: elaboração própria.

    Entendido isso, o enunciado da questão traz que, no contexto da tabulação cruzada, "se houver uma mudança nos valores de dados", pode aumentar o número de colunas.

    Pessoal, como a tabulação cruzada realiza um agrupamento, por meio de classes, uma mudança nos valores dos dados pode alterar a quantidade de classes e, por conseguinte, no número de colunas na tabulação cruzada.

    Voltamos ao exemplo dado acima, vimos que foram criadas classes de salários a partir dos salários dos funcionários. Ora, se há alteração nesses valores, é possível que seja necessária uma nova classe ou ainda a remoção de uma classe (existem procedimentos automatizados que criam classes a partir de dados quantitativos).

    Logo, a alternativa está correta.


    REFERÊNCIAS:
    [1] GURU99. What is OLAP? Cube, Operations & Types in Data Warehouse. ?. Disponível em: site do guru99. Acesso em: 15/7/2020;
    [2] Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).2019. Tabulação Cruzada. Disponível em: site da NBCGIB da UESC.Acesso em: 18/1/2021.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • É JUSTAMENTE ISSO QUE O OLAP UTILIZA. UM CUBO MULTIDIMENSIONAL COM TABULAÇÕES CRUZADAS, PODENDO UTILIZAR OPERAÇÕES COMO DRILL-THROUGH, ROLL-UP, DRILL-ACROSS, ROTATION ETC.

  • TUDO "ES POSSIBLE".

    gabarito.: certo.

  • Uma mudança nos valores de dados de um processamento analítico online que use a tabulação cruzada para apoio à análise e mineração de dados pode aumentar o número de colunas.

    Não tenho base teórica para responder com base na fonte dessa assertiva, mas da para responder de forma analítica:

    Em um processo de análise de dados que cruzam informações, é perfeitamente possível gerar uma nova informação, a partir da comparação de dados, ou seja, aumento do número de colunas (lembrei do atributo derivado que preceitua o cruzamento de dados entre tabelas p/ achar novos dados, ex: idade por meio da data de nascimento).

    AVANTE

  • Gabarito Certo!

    Explicação: "Tudo posso naquele que me fortalece".