Vamos analisar a questão.
A questão versa sobre tabulação cruzada no escopo de análise de dados por meio do processamento analítico online (OLAP).
Antes de analisar o enunciado da questão, vamos retomar o conceito de OLAP (Online Analytical Processing):
OLAP pode ser entendido como uma tecnologia que possibilita aos usuários manipular e analisar dados oriundos de vários sistemas de banco de dados. Ou seja, através do OLAP, é possível extrair e visualizar dados de negócios de diferentes pontos de vista. Quando falamos em OLAP. Dentro desse conceito, temos o cubo OLAP, que é uma estrutura de dados otimizada para análise de dados. Esse cubo consiste em medidas (fatos numéricos) categorizadas por dimensões. Como exemplos de operações analíticas nesses cubos, citam-se o ROLL UP (combinação de células de uma ou mais dimensões para atingir um nível maior de generalização) e PIVOT ou ROTATION (visualização de dados por uma nova perspectiva) (GURU 99)[1].
Ou seja, em um contexto organizacional, usamos OLAP para manipular e analisar dados, a fim de extrair conhecimentos que possam ser úteis no processo de tomada de decisões da organização.
Entre os métodos possíveis de análise e manipulação de dados, conforme UESC (2019) [2], temos a tabulação cruzada, também conhecida como tabela de contingência, utilizado para avaliar a relação entre duas variáveis qualitativas ou entre uma variável qualitativa e quantitativa (necessariamente agrupada em forma de classes)
Para melhor entender, vamos a um exemplo hipotético. Digamos que uma empresa de Call Center tenha os dados referentes ao salário de seus funcionários e da classificação média de seus atendimentos que estão categorizados como "Ruim", "Regular", "Bom" e "Ótimo".
Nesse sentido, a empresa quer avaliar se há relação entre o salário recebido pelo funcionário com a avaliação recebida pelos clientes. Inicialmente, como o salário é um dado quantitativo, é necessário criar classes salariais, agrupando os funcionários de acordo com seus salários nessas classes.
A partir disso, por meio de uma análise de frequência, por exemplo, é possível investigar se há essa correlação.
Figura 1 - Tabulação cruzada (Faixa Salarial x Avaliação médio do atendimento ao cliente).
Fonte: elaboração própria.
Entendido isso, o enunciado da questão traz que, no contexto da tabulação cruzada, "se houver uma mudança nos valores de dados", pode aumentar o número de colunas.
Pessoal, como a tabulação cruzada realiza um agrupamento, por meio de classes, uma mudança nos valores dos dados pode alterar a quantidade de classes e, por conseguinte, no número de colunas na tabulação cruzada.
Voltamos ao exemplo dado acima, vimos que foram criadas classes de salários a partir dos salários dos funcionários. Ora, se há alteração nesses valores, é possível que seja necessária uma nova classe ou ainda a remoção de uma classe (existem procedimentos automatizados que criam classes a partir de dados quantitativos).
Logo, a alternativa está correta.
REFERÊNCIAS:
[1] GURU99. What is OLAP? Cube, Operations & Types in Data Warehouse. ?. Disponível em: site do guru99. Acesso em: 15/7/2020;
[2] Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).2019. Tabulação Cruzada. Disponível em: site da NBCGIB da UESC.Acesso em: 18/1/2021.
Gabarito do Professor: CERTO.