Vamos analisar a questão.
A questão versão sobre constraints (restrições) e index (índices) em Banco de Dados.
Para resolver essa questão, utilizaremos a documentação dos Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGDB) MySQL e SQL SERVER.
Cumpre relembrar que, no contexto de banco de dados, os índices são criados com objetivo de otimizar as consultas, podendo ser exclusivos ou não. Um índice exclusivo é aquele onde duas linhas NÃO PODEM ter o mesmo valor de chave de índice (Microsoft, 2021) [1].
Já a constraint (restrição) UNIQUE (único) são utilizadas para garantir que não há valores duplicados inseridos em determinadas colunas (Microsoft, 2021) [2].
Da leitura do enunciado da questão, depreende-se, em outras palavras, que a banca questiona se a pesquisa em um índice existente para algum atributo (coluna) com a constraint UNIQUE seria suficiente para atestar que esse índice é exclusivo.
Conforme do MySQL Tutorial (2021) [3] e documentação do SQL Server 2019 (Microsoft, 2021) [2], quando se define uma constraint UNIQUE, esses SGDBs criam um índice UNIQUE correspondente para impor a exclusividade. Inclusive, se uma restrição UNIQUE for adicionada a uma coluna que possua valores duplicados, o SGDB retornará um erro.
Logo, os índices existentes para atributos com a restrição de serem únicos POSSUEM A RESTRIÇÃO DE EXCLUSIVIDADE.
REFERÊNCIAS:
[1] Microsoft. CREATE INDEX (Transact-SQL). 2021. Disponível em: site oficial da documentação da SQL Server 2019. Acesso em: 20/01/2021;
[2] Microsoft. Restrições exclusivas e restrições de verificação. 2021. Disponível em: site oficial da documentação da SQL Server 2019. Acesso em: 20/01/2021;
[3] MySQL Tutorial. MySQL UNIQUE Constraint. 2021. Disponível em: site do MySQL Tutorial. Acesso em: 20/01/2021.
Gabarito do Professor: CERTO.