-
existe soldas a gases, soldas elétricas e soldas por pressão, possui ainda a solda por caldeamento
mas a questão está certa
as soldas elétricas com eletrodos de revestimentos são mais usados porque elas são de simples manuseio e manutenção, pode até ser usada debaixo d'água, só não é inciada para soldagem de metais com ponto de fusão muito baixo como o Pb
-
CORRETO
- Eletrodo manual revestido: há desprendimento gasoso do revestimento do eletrodo, proveniente da fusão. Os gases criam uma atmosfera inerte de proteção para evitar a porosidade (introdução de O2), a fragilidade (introdução de N2), bem como estabilizar o arco voltaico, permitindo maior penetração da solda.
- Arco submerso em material granular fusível: O eletrodo nu é acompanhado de um tubo de fluxo com material granulado, que funciona como isolante térmico, garantindo assim proteção quanto aos efeitos da atmosfera. O fluxo granulado funde-se parcialmente, formando uma camada de escória líquida que posteriormente se solidifica.
-
(CESPE/SECONT-ES/Auditor do Estado/Engenharia Civil/2009) No processo de solda por arco voltaico em estruturas metálicas, os gases provenientes da queima do revestimento do eletrodo são responsáveis por evitar que o ar atmosférico prejudique o processo da solda.
GABARITO: CERTO
(CESPE/ME/Engenheiro/2008) Nas soldas de entalhe para unir componentes de uma estrutura metálica, o metal de solda é colocado diretamente entre as peças metálicas a serem ligadas, em geral dentro de chanfros.
GABARITO: CERTO