Os blocos Sílico-Cálcarios oferecem bom isolamento acústico devido a sua elevada densidade, alta resistência ao fogo.
Têm um potencial ecológico razoável em função das materiais primas que entram na sua composição e podem reter o calor para depois liberá-lo lentamente.
São bastante utilizados na Europa, onde a execução de alvenaria não armada é tradicional e existe uma preocupação muito grande com o isolamento térmico.
Fonte: http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria-estrutural/blocos_calcareos.php
São blocos prismáticos, fabricados com cal e agregados finos, de natureza predominantemente quartzo, que depois da mistura íntima são moldados em peças, por pressão e compactação, sofrendo posteriormente endurecimento sob ação de calor e pressão de vapor.
Tem a vantagem de dispensar chapisco e emboço no revestimento, não é preciso regularizar a parede, e sendo um material bem pouco poroso e bastante nivelado, pode ficar aparente ou receber uma fina camada de revestimento. Isso significa economia de mão-de-obra e material de acabamento.
Há modelos com furos de diferentes formatos para a passagem dos eletrodutos. Como desvantagem, apresenta a necessidade de uma tecnologia construtiva mais complexa e específica, pois apresenta elevada retração na secagem.
São bastante utilizados na Europa, onde a execução de alvenaria não armada é tradicional e existe uma preocupação muito grande com o isolamento térmico. No Brasil, são fabricados blocos vazados para alvenaria armada de 6 MPa e maciços perfurados para alvenaria não armada de 10 MPa. Há poucos fornecedores.
Entretanto, como não se utiliza graute ou armaduras nos blocos, o uso do bloco de Sílico-Calcário não é viável em prédios muito altos, sujeitos a fortes ações dos ventos. Em edificação com blocos sílico-calcários não são permitidas tensões de tração, que exigiriam a colocação de armaduras. Os blocos de Sílico-Calcário são mais pesados que os blocos Cerâmicos.
- O bloco sílicocalcário é produzido em duas linhas: de vedação e estrutural;
- A resistência á compressão do bloco estrutural é de 100 kgf/m2 e apresenta alto índice de isolação acústica (42 dB);
- O assentamento dos blocos será executado com argamassa de cimento, cal e areia, no traço volumétrico 1:1:6, quando não especificado pelo projeto ou Fiscalização, aplicada de modo a preencher todas as superfícies de contato.