Na curva de Gauss encontram-se dois valores de fundamental importância: resistência média do concreto à compressão, fcm, e resistência característica do concreto à compressão, fck.
O valor fcm é a média aritmética dos valores de fc para o conjunto de corpos-deprova ensaiados, e é utilizado na determinação da resistência característica, fck, por meio da fórmula:
fck = fcm −1,65s
O desvio-padrão s corresponde à distância entre a abscissa de fcm e a do ponto de inflexão da curva (ponto em que ela muda de concavidade).
O valor 1,65 corresponde ao quantil de 5%, ou seja, apenas 5% dos corpos de prova possuem fc < fck, ou, ainda, 95% dos corpos-de-prova possuem fc ≥ fck.
Portanto, pode-se definir fck como sendo o valor da resistência que tem 5% de probabilidade de não ser alcançado, em ensaios de corpos-de-prova de um determinado lote de concreto.
Fonte: ESTRUTURAS DE CONCRETO – CAPÍTULO 2 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos Março de 2004
cuidado para não confundir com o CP:
Quando falar da resistência à compressão do CIMENTO PORTLAND, o grau de confiança é de 97% !! Ou seja, 3% de não ser atingido. (NBR 16697- Cimento Portland - requisitos).
Já para concreto = 95% e grau de confiança. Ou seja, 5% de não ser atendido.
Sigam -me no instagram ! Todo dia notícias sobre os concursos para engenheiros :)
@engenheiradressen