-
Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que é a sub-camada LLC que faz uso de mecanismos de ARQ.
Bons estudos.
-
ARQ é camada de transporte.
-
Controlo de fluxo e erros
Estas são duas funções fundamentais para assegurar a ligação lógica. O controlo de fluxo é um mecanismo que evita que um nó receba mais dados do que pode absorver. O controlo de erros tem por missão corrigir erros na transmissão dos dados, o mecanismo mais usado é o ARQ ("Automatic Repeat Request").
Controlo de Erros
Os erros podem ser detectados recorrendo a diversas técnicas tais como o CRC, uma vez detectado o erro é necessário tomar providencias para o corrigir. A solução mais comum consiste na retransmissão do pacote danificado, este mecanismo é conhecido por ARQ ("Automatic Repeat Request").
FONTE:
https://goo.gl/fN19WE
https://goo.gl/qO9wAO
-
Gabarito - ERRADO
Os mecanismos que utilizam o reconhecimento e a retransmissão de quadros como mecanismos para a correção de erro são chamados genericamente de protocolos ARQ (Automatic Repeat re-Quest). Existem três implementações desses protocolos que devem ser consideradas para a correção de erro: bit alternado, retransmissão integral e retransmissão seletiva.
· MAC (Medium Acces Control)
o Controle de acesso ao meio
o Construção de quadro
o Endereçamento
o Detecção de erro
· LLC (Logical Link Control)
o Compatibilizar os diversos tipos de MAC com a camada de REDE.
o OPCIONALMENTE fazer a correção de erro e controle de fluxo.
A correção cabe ao protocolo superior LLC e ao MAC cabe detecção.
@papirobizurado
-
O termo mais correto, seria a subcamada de acesso ao meio, conhecido como MAC. Esta é a subcamada inferior da camada de enlace do modelo OSI. A subcamada superior é chamada de LLC (Logical Link Control).Os principais serviços oferecidos por estas camadas são:
LLC:Controle de erro através do ARQ. Esse serviço permite a requisição de retransmissão no momento de detecção de quadros com erro por parte do destino. Controle de fluxo
MAC:Implementação do protocolo CSMA/CD para redes Ethernet e CSMA/CA para redes sem fio. Responsável pelo endereçamento físico através das placas dos dispositivos, permitindo a identificação dessas nos enlaces. Enfileiramento e organização na transmissão e recepção dos pacotes.Implementação de VLAN's e técnicas de QOS pelo 802.1p. Técnicas de comutação dos quadros como "store-and-forward", "fragment-free" e "cut-through".
-
Eu, sinceramente, naõ achei nenhuma justificativa na literatura decente para justificar a resposta. O máximo q encontrei foi esse trecho, retirado de [1].
[1] "Um quadro transporta um número de sequência para se identificar e ser retransmitido pelo transmissor até que receba uma confirmação de recebimento bem sucedido do receptor. Isso é chamado ARQ (Automatic Repeat reQuest)".
Fonte:
[1] Redes, Tanenbaum.
-
Gabarito: Errado.
ARQ é da camada de transporte.
Um quadro transporta um número de sequência para se identificar e ser retransmitido pelo transmissor até que receba uma confirmação de recebimento bem-sucedido do receptor. Isso é chamado ARQ (Automatic Repeat reQuest).
Fonte: Redes de Computadores, Tanenbaum 5 Ed.
Bons estudos!
-
Pesquisando no livro do Forouzan, encontrei que o AQR é um método de controle de erros no qual a correção é realizada pela retransmissão de dados. O autor diz que "O controle de erros refere-se tanto à detecção quanto à correção de erros. Ele possibilita que o receptor informe ao emissor sobre quaisquer frames perdidos ou corrompidos durante a transmissão e coordena a retransmissão desses frames pelo emissor. Na camada de enlace, a expressão controle de erros corresponde, basicamente, aos métodos de detecção de erros e de retransmissão. Geralmente o controle de erros na camada de enlace é implementado de forma simples: toda vez que um erro for detectado, os frames especificados são retransmitidos. Esse processo é chamado ARQ." Ora, por dedução lógica, sabemos que o protocolo da subcamada superior do enlace (LLC) é quem faz o controle de fluxo e de erros. Portanto, acredito eu ser um método do LLC, e não da subcamada inferior (MAC). Ademais, estou aberto a discussões e correções blz
-
Nos termos de Behrouz A. Forouzan. 4° ed:
- Página 312 - O controle de erros na camada de enlace se baseia na solicitação de repetição automática que é a retransmissão dos dados.
- Página 1074 - automatic repeat request (ARQ) – Solicitação automática de repetição Método de controle de erros no qual a correção é realizada pela retransmissão de dados.
- Página 363 - A subcamada superior que é responsável pelos controles de fluxo e erros é denominada Logical Link Control (LLC)
- Página 396 - O propósito da existência do LLC é o de fornecer controles de fluxo e de erros para os protocolos das camadas superiores que necessitem efetivamente desses tipos de serviços
Nesses termos, acredito que o erro está em dizer que o ARQ está presente no MAC (responsável pelo controle de acesso ao meio e endereçamento), quando, na verdade, está localizado na LLC, subcamada superior da camada de enlace.
Em caso de erros, notifiquem-me.
Gabarito errado.
-
Comentários divididos, alguns colocaram como camada de transporte, outros como de enlace no sub nível LLC.
Alguém chega decretando aí, prfv!
-
Rede
adiciona pacotes em endereço para que localizem o destino, transformando-os em datagramas (IP, roteador)
Falou de endereço MAC/NAT/ARP/IP/endereçamento é papo de camada de rede;
Protocolo
IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, ARP, RARP, NAT...
Transporte
divide a mensagem em pacotes sequenciais e adiciona um número de controle (TCP,UDP).
"A camada de transporte é uma verdadeira camada fim a fim, que liga a origem ao destino. "
Falou de envio/ TCP/UDP é papo de camada de transporte
Protocolo
NetBEUI, TCP, UDP, SCTP, DCCP, RIP ..
TCP --> GARANTE A ENTREGA
UDP --> NÃO GARANTE A ENTREGA