-
O SNMP v.3 inclui implementação na segurança ao protocolo como privacidade, autenticação e controle de acesso.
-
Agentes e Gerentes
Toda aplicação de gerência de redes é baseada na troca de informações entre um agente e um gerente, sendo que cada um possui as seguintes características:
- Agente: Mantém informações relativas ao funcionamento dos dispositivos em objetos de informação que são armazenados na MIB (Management Information Base) do dispositivo. Realiza operações de gerenciamento sobre estes objetos atendendo a solicitações enviadas pelo gerente. Também pode enviar informações de alerta sem prévia solicitação, no caso de falhas.
- Gerente: Normalmente executado em NMSs (Network Management Stations), coleta informações sobre os objetos gerenciados junto aos agentes, processa as informações e solicita aos agentes que execute as funções de gerenciamento a fim de controlar o funcionamento do objeto gerenciado.
https://www.mundotibrasil.com.br/o-protocolo-snmp/
-
GABARITO ERRADO!
.
.
É importante ressaltar que o SNMPv3 não foi criado para substituir o SNMPv2 nem o SNMPv1. Ele define, na verdade, uma capacidade de segurança a ser usada em conjunto com o SNMPv2 ou SNMPv1, descrevendo ainda uma arquitetura que possibilite a compatibilidade com versões futuras (RFC 2271) e facilidades de controle de acesso (RFC 2275).
.
https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes2/pagina_2.asp
-
Gabarito E
O SNMP usa o conceito de gerente e agente, isto é, um gerente, em geral um host, controla e monitora um conjunto de agentes, normalmente roteadores.
Uma mensagem SNMPv3 é constituída por quatro elementos: versão, cabeçalho, parâmetros de segurança e dados (que incluem o PDU codificado).
Fonte: Forouzan