SóProvas


ID
1307197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca dos conceitos de segurança de redes, criptografia e certificação digital, julgue o item seguinte.

O padrão PKCS#7, utilizado no algoritmo Diffie-Hellman, descreve uma sintaxe genérica para dados que podem ser submetidos a funções criptográficas, como assinatura e envelopagem digital, sendo utilizado na ICP-Brasil como formato para a entrega dos certificados digitais aos seus titulares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.


    PKCS#7 Cryptographic Message Syntax Standard – Este padrão descreve um sintaxe geral para os dados serem criptografados e aplicados em assinaturas digitais e mensagens digitais. Tomando como base a RFC 2630. È utilizado para prover mensagens seguras em S/MIME

  • O padrão PKCS#7 pode dar suporte a uma variedade de arquiteturas de gerenciamento de chaves baseadas em ICP, como aquela proposta para o padrão PEM na RFC 1422. Entretanto, topologias, modelos de confiança e políticas de certificação para ICPs estão fora do seu escopo. 


    http://www.cic.unb.br/~rezende/c003/C2d.htm

  • Combinando a fonte do Pedro com a que encontrei, acho que descobri como o elaborador formulou esta questão:

    "1.18 Quais são as normas e padrões técnicos para software de assinatura na ICP-Brasil?

    O padrão PKCS#7, da RSA (o erro é este, pois fala da empresa RSA, e não do padrão RSA) é utilizado na ICP-Brasil como formato para a entrega dos certificados digitais aos seus titulares."

    Fonte: http://www.iti.gov.br/perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital


    E no link que o Pedro Pereira postou:
    "O padrão PKCS#7 descreve uma sintaxe genérica para dados que podem ser submetidos a funções criptográficas, tais como assinatura e envelopagem digital. Permite recursividade, com aninhamento de envelopes e wrappers. Permite também a associação de atributos arbitrários, como por exemplo selo temporal ou contra-assinatura, à mensagem no processo de autenticação por assinatura. Casos particulares oferecem meios de disseminação de certificados e CRLs"

  • O Padrão que se refere ao algoritmo Diffie-Hellman é o PKCS #3

    Fonte:  http://en.wikipedia.org/wiki/PKCS 
  • A unica coisa que eu sabia e que é basico é que o algoritmo DH (Diffie-Hellman) efetua troca de chaves e não suporta assinatura digital. Assim, qdo ele falou em assinatura digital eu já estranhei