SóProvas


ID
1307590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a produção gráfica, processos de impressão, papel, tipos, dimensionamento e aproveitamento (corte), julgue o item seguinte.
O offset digital é um processo eletrográfico em que a entrada dos dados digitais ocorre do computador para a chapa da impressora.

Alternativas
Comentários
  • É um processo planográfico

  • A impressão digital utiliza tonner (eletrográfica) e a impressão off-set utiliza tinta e chapa (planográfica).


    ERRADA

  • A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - "fora do lugar" - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário (blanqueta) antes. Todo o processo acaba tornando a impressão de alto custo mas que é dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia com as novas tecnologias, os processos analogicos já não são mais tão utilizados dando lugar aos CTP's que agilizam o processo e geram menos material como fotolito, etc.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impress%C3%A3o_offset

  • O erro está na parte em que diz: é um processo eletrográfico; quando deveria ser: é um processo planográfico.

    Errei também! Estamos juntos..rsrs
    Bons estudos!

  • A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - "fora do lugar" - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário (blanqueta) antes. Todo o processo acaba tornando a impressão de alto custo mas que é dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia com as novas tecnologias, os processos analogicos já não são mais tão utilizados dando lugar aos CTP's que agilizam o processo e geram menos material como fotolito.

  • Só para acrescentar ,ELETROGRAFIA=É um processo de impressão que utiliza um pó pigmentado (tonner) seco e eletricamente carregado (carga negativa) para imprimir cópias em papel a partir de um original.

  • IMPRESSÃO OFFSET É UMA COISA E IMPRESSÃO DIGITAL É OUTRA.

    Ambas são técnicas utilizadas durante o processo de impressão (sistemas de impressão)

    Offset se baseia na utilização de matrizes a partir de chapas de alumínio que servem como meio de gravação e transferência da imagem para um substrato. NÃO HÁ ENTRADA DE DADOS DIGITAIS;

    Na impressão digital ocorre a entrada dos dados digitais do computador indo direto para a impressão.
  • Prezados,

    O Offset é um sistema de impressão bem utilizado devido a alta qualidade e baixo custo, ele é um sistema de impressão indireto, baseado na repulsão de tinta água.

    O Offset digital dispensa o uso de fotolitos e o processo de impressão vai direto para a chapa da impressora. Entretanto a questão erra ao afirmar que o offset digital é um processo eletrográfico. Nos processos eletrográficos as áreas que serão impressas são determinadas a partir de fenômenos eletrostáticos e não físico-quimicos. 

    Portanto a questão está errada.

  • QUAIS SÃO OS TIPOS DE IMPRESSORAS?

    Informática para Concursos - 5ª Edição

    equipamento que permite que nossos trabalhos sejam postos no papel é a impressora. Há vários tipos e modelos de impressoras atualmente no mercado, mas podemos destacar alguns apenas para fins de estudo.

    • Impressora matricial: sua técnica de impressão se dá por meio de “agulhas” dispostas em uma matriz. Essas agulhas “batem” numa fita (como na máquina de datilografia), e essa fita, por sua vez, é empurrada contra o papel. Neste tipo de impressão, há contato físico com o papel.

     

    Figura 2.66 – As impressoras matriciais já foram muito conhecidas do mercado brasileiro
    (hoje não são muito vendidas).

     

    Figura 2.67 – Funcionamento da impressora matricial.

    As impressoras matriciais são pobres em qualidade de impressão, são normalmente muito lentas e extremamente barulhentas. Atualmente, para uso doméstico e corporativo de impressão de documentos são mais utilizados outros tipos de impressoras.

    Mas as impressoras matriciais ainda podem ser encontradas em caixas de supermercados (aquelas que imprimem as notas de compra). E, justamente por haver “contato” com o papel (as agulhas batem “di cum força” no papel), elas são usadas quando há necessidade de cópias carbonadas (como notas fiscais e duplicatas de documentos impressos).

    • Impressora jato de tinta: são as mais comuns hoje em dia. Seu sistema de impressão se baseia em pequenos reservatórios de tinta (cartuchos) que “cospem” a tinta em pontos definidos do papel. A grande maioria das impressoras jato de tinta consegue imprimir em cores.

     

    Figura 2.68 – Impressora jato de tinta colorida da HP®.

    As impressoras coloridas normalmente possuem dois cartuchos (um preto e um colorido). São reservatórios para as quatro cores primárias: CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Ciano é o azul-claro, e magenta é rosa. Algumas impressoras apresentam quatro cartuchos separados, um para cada cor.

    Lembre-se: há uma diferença entre as chamadas cores primárias.

    RGB (vermelho, verde e azul) são as cores primárias de emissão, usadas pelos dispositivos de vídeo (monitor, TV etc.). A partir dessas três cores, qualquer tonalidade pode ser conseguida.

    CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é o conjunto de cores primárias de impressão, usadas pelos dispositivos que imprimem informações. A mistura correta dessas quatro cores permite conseguir qualquer outra tonalidade numa impressão.

    • Impressora laser: utiliza um feixe de raio laser para desenhar o objeto a ser impresso em um rolo coberto com um pó chamado tonner. O rolo, por sua vez, se aproxima do papel, e a parte que foi desenhada pelo laser se “prende” no papel devido a uma repulsão por parte do rolo.

    Depois de “imprimir” no papel, a superfície do rolo passa por uma lâmpada “apagadora” de

  • Em informática, sou como Jon Snow : I know nothing!

  • Mel delllllssssssssssssss 4x :O

     

    ERRADO

  • Em informatica sou como Socrates "só sei que nada sei"

  • Como acerta uma questão desse nível NASA?

  • Pensei assim "Offset, se é OFF ta desligado se ta desligado não pode ser ELETROgráfico, ta errado" rsrsrs, foi sim assim que eu acertei...

  • Offset digital

    O continuo e persistente crescimento da impressão digital é resultado de grandes avanços tecnológicos. ... O sistema offset, tradicional e muito bem inserido no mercado, também acompanhou esses avanços e hoje permite impressão em baixas tiragens, com prazos cada vez menores.

  • Quando vi que era prova da ANATEL fiquei aliviado

  • Jesus, tenha misericórdia dessas questões..

  • ERRADO

    O processo de impressão Offset é indireto. Cada uma das cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), são gravadas individualmente no impresso, através de chapas de alumínio. A pigmentação desejada é atingida pela adição das cores, uma a uma.

    Já a impressão digital, trata-se de um processo mais recente, onde as cores são impressão de uma vez só, tendo o custo do acerto de pigmento reduzido.

    A impressão offset, por ser a mais antiga, teve um tempo para evoluir e atualmente apresenta um custo benefício melhor para grandes tiragens e uma qualidade de impressão superior. Já a impressão digital surgiu para ajudar as impressões de menor tiragem, apresentando um custo reduzido, menor tempo de impressão e não necessita de reparação de cores.

  • Ô loco meu... rsrs

  • PROCESSO OLOGRÁFICO !!!

  • São duas técnicas diferentes:

    1) Impressão digital -> utiliza tonner (eletrográfica); e a

    2) Impressão off-set utiliza tinta e chapa (planográfica).

    Complementando:

    Q435860: "Um exemplo de processo planográfico é o offset, em que a imagem da matriz (chapa) é transferida para um cilindro revestido com borracha e, desse cilindro, é transferida para o papel." (CERTO)

  • OFFSET para mim é o marido da Cardi B.

  • ERRAADO"

    impressão offset ou ofsete é um processo  cuja essência consiste em  entre  e  (tinta gordurosa). O nome  off-set - fora do lugar - vem do fato de a  ser indireta, ou seja, a tinta passa antes por um  intermediário (blanqueta). Todo o processo acaba tornando alto o  da impressão, mas este custo acaba dissolvido devido a sua grande tiragem. Hoje em dia, com as novas tecnologias, os processos analógicos já não são mais tão utilizados, dando lugar aos CTP's, que agilizam o processo e geram menos material, como  etc

  • branco

  • alguem ai usou o método nishimura e se deu bem? pq ate agora seguindo isso, so me lasquei no chute.

  • misericordia, senhor

  • O Offset é um sistema de impressão bem utilizado devido a alta qualidade e baixo custo, ele é um sistema de impressão indireto, baseado na repulsão de tinta água.

    O Offset digital dispensa o uso de fotolitos e o processo de impressão vai direto para a chapa da impressora. Entretanto a questão erra ao afirmar que o offset digital é um processo eletrográfico. Nos processos eletrográficos as áreas que serão impressas são determinadas a partir de fenômenos eletrostáticos e não físico-quimicos. 

    Portanto a questão está errada.

    COMENTÁRIO PROFESSOR QC

  • É assunto pra mais de metro !
  • acho que essa questão é muito elevada para área policial ... portando "PASSO"

  • off-set fora do lugar processo planografico