SóProvas


ID
1308619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que diz respeito ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e à estrutura conceitual para elaboração e divulgação do relatório contábil-financeiro, julgue os itens que se seguem.

O conjunto de relatórios contábil-financeiros elaborados de acordo com a estrutura conceitual é adequado e suficiente para o atendimento a todas as informações de que os usuários externos necessitem.

Alternativas
Comentários
  • Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve a Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários. 

  • CPC 00

    OB6. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

  • O CPC destaca que o conjunto de relatórios contábil-financeiros não atedem toda a necessidade dos usuários externos, hava vista a necessidade de análise do setor e ambiente externo nos quais a entidade situa-se.

  • Quando o Cespe colocar o termo "suficiente" na questão preste bem atenção


  • clientes externos: demonstrações contábeis.

    clientes internos: relatórios contábil-financeiros.

  • Um dos colegas, ao meu ver equivocadamente, escreveu: "clientes externos: demonstrações contábeis" e "clientes internos: relatórios contábil-financeiros", mas veja o que a CPC 00 afirma no tópico OB2: 


    "O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial". Investidores em potencial, credores e fornecedores por sua vez, são clientes externos. 


    Esta questão fui muito bem gabaritado/comentado pelo colega Damasceno e seu comentário também evidencia que os relatórios contábil-financeiros se direcionam também a clientes externos. 


    Bem, mas e não fosse este pequeno equívoco, eu não teria feito uma revisão no assunto. Assim, vamos aprendendo com todos!

  • "relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que necessitam os usuários."

  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)

    Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral

    OB6.

    Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.


  • CPC 00 - Objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral

    5. As expectativas de investidores, credores por empréstimos e outros credores em termos de retorno dependem da avaliação destes quanto ao montante, à tempestividade e às incertezas associados aos fluxos de caixa futuros de entrada para a entidade. Além disso, para avaliar as perspectivas da entidade em termos de entrada de fluxos de caixa futuros, esses usuários necessitam de informação acerca de recursos da entidade, reivindicações contra a entidade, e o quão eficiente e efetivamente a administração tem cumprido com suas responsabilidades no uso dos recursos da entidade. Os relatórios contábil-financeiros são direcionados a ajudar a atender a essas necessidades. Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que necessitam os usuários, que precisam considerar informação pertinente de outras fontes.
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    CPC 00

    OB6. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

  • Gabarito "errado"

    O conjunto de relatórios contábil-financeiros elaborados de acordo com a estrutura conceitual, não são suficientes para o atendimento a todas as informações de que os usuários externos necessitem, tendo assim que os usuários buscarem outras informações, como exemplo: Questões Políticas, como estão os índices de preços e etc. 

  • Gab:  ERRADO

     

    Errado, pois determinados grupos de usuários podem não ser atendidos.

  • OB6. Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

  • CPC 00

    OB6. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam. Esses usuários precisam considerar informação pertinente de outras fontes, como, por exemplo, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

  • Todas não

  • NOVO CPC 00

    1.6 Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa.

  • NÃO fornecem nem podem fornecer todas as informações;

    NÃO se destinam a fornecer o valor da entidade que reporta;

    NÃO são direcionados a outros grupos (usuários “secundários).

  • Relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa. 

    Igor Cintra | Direção Concursos

  • CONTABILIDADE----> Principal objetivo: Gerar informações para auxiliar decisão.Todas as informações ?NAO.

    Ajuda a estimar o valor da entidade.

  • ERRADO

    RELATÓRIO CONTÁBIL FINANCEIRO:

    NÃO fornece todas as informações de que necessitam os investidorescredores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. (esses usuários precisam considerar informações pertinentes de OUTRAS FONTES

    ex: condições e expectativas econômicas gerais, ambiente político, perspectivas do setor e da empresa.

    Usuário Interno = apenas os empregados que tiverem ACESSO GERENCIAL A INFORMAÇÃO.

    Usuário Externo = empregados comuns, os investidores, etc...

  • ERRADO

    NÃO fornece todas as informações de que necessitam os investidorescredores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais.

    Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras outras fontes, por exemplo, política, concorrencial, econômica, etc.

  • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    De acordo com o pronunciamento técnico CPC 00 (R1) — estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatórios contábil-financeiros —, julgue o item a seguir, referente a conceito, objetivos e usuários da contabilidade.

    Os relatórios contábil-financeiros de propósitos gerais não são os instrumentos que atendem a todas as informações de que os usuários externos — investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e em potencial — necessitam.

    CERTO

  • OBS: os relatórios financeiros para fins gerais, de acordo com o próprio CPC 00, não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais.

    FONTE: pdf Alfacon

    Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    De acordo com o pronunciamento técnico CPC 00 (R1) — estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatórios contábil-financeiros —, julgue o item a seguir, referente a conceito, objetivos e usuários da contabilidade.

    Os relatórios contábil-financeiros de propósitos gerais não são os instrumentos que atendem a todas as informações de que os usuários externos — investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e em potencial — necessitam. (C)

    (CESPE 2016) As informações contidas nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral auxiliam os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimar o valor da entidade a que se referem as informações. (C)

    Os chamados “relatórios financeiros de propósito geral”, ou “relatórios financeiros para fins gerais”, buscam, de acordo com o CPC 00, fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.

  • (E)

    Outra semelhante

    Ano: 2014 (CAMARA DOS DEPUTADOS)As demonstrações contábeis não têm o objetivo de atender as necessidades de um grupo de usuários em particular, já que são elaboradas e divulgadas com a finalidade de satisfazer as necessidades da maioria de seus usuários.(C)