SóProvas


ID
1308649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, com relação ao conceito, à classificação e à avaliação de itens patrimoniais diversos.

Título em moeda estrangeira e com vencimento a curtíssimo prazo, ainda que sujeito a forte oscilação cambial, pode ser classificado como equivalente de caixa.

Alternativas
Comentários
  • Equivalente de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um risco insignificante de mudança de valor.

    Gabarito: Errado

  • " Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins e devem ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor. Por conseguinte, um investimento, normalmente, se qualifica como equivalente de caixa quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo três meses ou menos, a contar da data da contratação. Os investimentos em ações de outras enti‐ dades são excluídos dos equivalentes de caixa a menos que eles sejam, em essência, um equivalente de caixa, como por exemplo nos casos de ações preferenciais resgatáveis que tenham prazo definido de resgate e cujo prazo atenda à definição de curto prazo.

    Dentro desse conceito, as aplicações em títulos de liquidez imediata e aplicações financeiras resgatá‐ veis aproximadamente no prazo de 90 dias da data do balanço são também classificáveis como Equivalentes de Caixa, devendo, todavia, ser mostradas em conta à parte."

    FIPECAFI. Manual de contabilidade societária, 2ª edição. Editora Atlas, 2013-05-01. VitalBook file.


  • §  Exemplos de disponibilidades:

     

    ·         - Caixa.

     

    ·         - Contas bancárias

     

    ·         - Numerários em trânsito, enquanto estiverem em trânsito.

     

    ·         - Aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • ERRADA

     

    Conforme CPC 03(R2)

     

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

     

    Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos.

     

    Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Erro: forte variação de valor. Os equivalentes de caixa tem como característica a liquidez imediata com insignificante risco de alteração de valor!
  • Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • Equivalente de caixa não pode ter forte oscilação cambial. Pode, no máximo, ter um risco não significativo de oscilação cambial.

  • Gabarito: Errado

    Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis, em montante, conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    Fluxos de caixa são as entradas e as saídas de caixa e equivalentes de caixa.

  • A GROSSO MODO:

    Envolveu BOLSA DE VALORES, automaticamente, já tem de vir a tona a NOÇÃO DE OSCILAÇÕES DO CÂMBIO. ("DÓLAR AUMENTOU... DÓLAR CAIU"... É UM EXEMPLO DE OSCILAÇÕES EM MOEDA ESTRANGEIRA.).

    Desta feita, sabe-se que CX e EQUIVALENTES DE CX SÃO DEFINIDOS EM RAZÃO DE:

    1) SUA CAPACIDADE DE ALTA LIQUIDEZ IMEDIATA, ISTO É, CAPACIDADE DE SE CONVERTER EM DINHEIRO. (ALIÁS, OS ATIVOS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O SEU GRAU DECRESCENTE DE LIQUIDEZ)..

    2) SEU INSIGNIFICANTE RISCO DE MUDANÇA DE VALOR. (PORTANTO, SE ENVOLVE BOLSA DE VALORES, LOBO DE WALL STREET E O CRLH A 4, É SINAL DE QUE O VALOR ESTÁ SUJEITO A OSCILAÇÕES.)

    GAB.ERRADO.

  • Meu Deus, que matéria chata do caralhooooo.

  • Decorem, amigos: Equivalentes de caixa - Aplicações, títulos públicos e dinheiro. (bitcoin também mas não aparecerá em prova)

  • Para ser classificado como equivalente de caixa, a conta deverá ser de:

    1. Curto prazo (3 MESES!);
    2. Alta liquidez;
    3. Prontamente conversível em montante conhecido de caixa;
    4. Insignificante risco de mudança de valor.

    Desta forma, título em moeda estrangeira não será classificado como equivalente de caixa, visto que está sujeito a forte oscilação cambial.

  • Só pensar em ações.. Você pode retirar a qualquer momento, é só você abrir seu aplicativo e vender para pegar o dinheiro. Isso a torna como disponibilidade? Claro que não

    Mas por quê?

    Só olhar o cenário que aconteceu recente. As ações da petrobras (PETR3) estava quase chegando nos 30 reais. Dai o jacarézão do bolsonaro colocou o dedo onde não devia, e as ações despencaram para 22 reais.

    E ai? se você precisasse desse dinheiro? comprou por 30 e ia vender mesmo por 22? Não da pra ter preju assim. Então uma das características das disponibilidade é ir contra isso que aconteceu, ou seja, AUSÊNCIA OU MÍNIMA OSCILAÇÃO

    E a poupança? poderia ser uma disponibilidade? Sim. Se puder retirar a qualquer momento sim, já que ela não tem oscilação praticamente.

  • Um dos requisitos é o Insignificante risco de mudança de valor, que é ferido quando a questão fala em forte oscilação cambial.

     

    Para ser classificada como equivalente de caixa, a conta deverá ser de:

    -Curto prazo (3 MESES!);

    -Alta liquidez;

    -Prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa;

    -Insignificante risco de mudança de valor.

  • Conforme CPC 03(R2)

     

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

     

    Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos.

     

    Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor.

    Um dos requisitos é o Insignificante risco de mudança de valor, que é ferido quando a questão fala em forte oscilação cambial.

     

    Para ser classificada como equivalente de caixa, a conta deverá ser de:

    -Curto prazo (3 MESES!);

    -Alta liquidez;

    -Prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa;

    -Insignificante risco de mudança de valor.

  • #Respondi errado!!!