SóProvas


ID
1308664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das contas que compõe o patrimônio líquido, julgue os itens seguintes.

Na conta ações em tesouraria, de natureza devedora, são registradas as aquisições de ações de emissão da própria empresa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A conta ações em tesouraria tem natureza devedora, já que é redutora do PL. E ainda, de acordo com o art. 182. § 5º (lei 6.404): As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do Patrimônio Líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • Complemento:

    Ações em tesouraria: é a compra de ações da própria empresa (reduz o PL, pois está havendo uma redução do capital social).

      D – Ações em tesouraria (Redutora do PL)
      C – Caixa (Ativo)


  • o   AÇÕES EM TESOURARIA:

     

    §  As ações em tesouraria são ações da empresa adquiridas pela própria empresa e mantidas na tesouraria.

     

    §  A conta “ações em tesouraria” é redutora do Patrimônio Líquido (PL).

     

    §  As ações em tesouraria não têm direito a dividendos e nem a voto.

     

    §  Os custos de transação incorridos na aquisição de ações de emissão da própria entidade devem ser tratados como acréscimo do custo de aquisição de tais ações.

     

    §  O lançamento, pela aquisição, é o seguinte:

     

    ·         D – Ações em tesouraria (Redutora do PL)

     

    ·         C – Caixa (- Ativo)

     

    §  Pela alienação, lançamos o seguinte:

     

    ·         D – Caixa (Ativo)

     

    ·         C – Ações em tesouraria (PL)

     

    §  Se a alienação se der com lucro, este lucro deve ser registrado à conta de reserva de capital, pelo seguinte lançamento: (supondo que a empresa vendeu ações em tesouraria que custaram $1000 por $2500).

     

    ·         D – Caixa (Ativo) 2.500

     

    ·         C – Ações em tesouraria (PL) 1.000

     

    ·         C – Reserva de capital-lucro na alienação de ações em tesouraria (PL) 1.500

  • Vejam outra:

     

    (CESPE/2016)

     

    Com base nas normas de contabilidade aplicáveis às demonstrações financeiras, julgue o item subsecutivo.

    As ações em tesouraria representam as ações da companhia que são adquiridas pela própria sociedade e devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta credora, de modo a aumentar, assim, o valor do capital social. (ERRADO)

     

    R: Como é sabido, trata-se de uma conta cuja natureza é devedora e tem por premissa reduzir o PL. 

  • A conta “Ações em Tesouraria” representa as compras que a entidade realizou de suas próprias ações em poder de terceiros. Esta conta é representada de forma a reduzir o valor do patrimônio líquido (conta retificadora), possuindo, portanto, natureza devedora.

  • Primeiro que ações em tesouraria é uma conta de natureza devedora,sendo as mesmas ações da própria empresa.

  • A conta “Ações em Tesouraria” representa as compras que a entidade realizou de suas próprias ações em poder de terceiros. Esta conta é representada de forma a reduzir o valor do patrimônio líquido (conta retificadora), possuindo, portanto, natureza devedora. Professor: IGOR CINTRA direção concurso.

  • A conta “Ações em Tesouraria” representa as compras que a entidade realizou de suas próprias ações em poder de terceiros. Esta conta é representada de forma a reduzir o valor do patrimônio líquido (conta retificadora), possuindo, portanto, natureza devedora.

  • Gabarito: Certo

    Lei 6.404, Art. 182, § 5º - As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução de conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

    Ações em tesouraria --- Redutora de PL --- A entidade compra as suas próprias ações.

  • PRA FIXAR:

    (CESPE2020 | MPE | CERTA)

    As ações em tesouraria, que representam as ações de uma companhia adquiridas pela própria sociedade, devem ser registradas no patrimônio líquido, em conta devedora, reduzindo-se, assim, o valor do capital.

  • As ações em tesouraria são ações da empresa adquiridas pela própria empresa e mantidas na tesouraria. A aquisição de ações de emissão própria e sua alienação são também transações de capital da entidade com seus sócios e igualmente não devem afetar o resultado da entidade. A conta “ações em tesouraria” é redutora do Patrimônio Líquido (PL).

    - Se tiver ganho na venda das ações em tesouraria: fica no PL, numa reserva de capital, semelhante à reserva de prêmio na emissão de ações.

    - Se tiver perda, também fica no PL, e vai diminuir a reserva que serviu de lastro para a aquisição das ações em tesouraria.

    Fonte: Gran Cursos

  • Ajustes da Avaliação Patrimonial (BIZU: aJUSTOs da aVALiação patrimonial = VALor JUSTO)

  • Correto! A empresa Hering (HGTX3) fez isso recentemente. Ela julgou suas ações como um preço muito baixo comparado com seu valor. Pegou uma grana, e comprou um monte de ações dela mesma, visando lucrar no futuro.

  • Minha contribuição.

    Ações em Tesouraria

    Trata-se de uma conta do PL utilizada quando a empresa adquire as suas próprias ações, com o objetivo de elevar o preço delas e realizar no futuro uma nova venda, de forma a obter lucro na transação. Também tem o objetivo de concentrar as ações, quando estas estão muito pulverizadas nas mãos de um grande número de acionistas.

    Cabe destacar que na aquisição de ações em tesouraria a empresa não pode adquirir ações não integralizadas, o que resultaria em diminuição do capital social. Nos termos do art. 182, §5º, da Lei n. 6.404/76, as ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição. Trata-se, portanto, de uma conta redutora do PL, portanto, de natureza devedora.

    Destaca-se, ainda, que o limite do saldo da conta ações em tesouraria é o saldo de lucros acumulados e reservas, exceto a reserva legal. Por fim, devemos saber que a alienação de ações em tesouraria pode gerar lucro ou prejuízo para a empresa, não representando receitas ou despesas. No caso de lucro a empresa deverá creditá-lo em reservas de capital (semelhante ao que ocorre com o ágio na emissão de ações). Se houver prejuízo, deverá debitá-lo em reservas de capitais.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Art. 182 § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como DEDUÇÃO da conta do PATRIMÔNIO LÍQUIDO que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • GAB.: CERTO

    Oi galerinha, um breve resumo sobre o assunto:

    AÇÕES EM TESOURARIA

    São aquisições de ações de emissão da “PRÓPRIA”  empresa;

    Ações em Tesouraria é conta doPL;

    Destacadas no balanço como dedução doPATRIMÔNIO LÍQUIDO;

    É uma conta de natureza DEVEDORAreduzindo-se, assim, o valor do capital.

  • Certo.

    Apesar de ser uma conta do patrimônio líquido, ela tem natureza devedora, pois é considerada conta retificadora.

    O resto é mera definição, adequadamente citada.

    "Je m'appelle claude"