-
A questão está correta.
CCL=AC-PC
LC=AC/PC
Como o o indicador de Alfa é maior do que 1, isso significa que o seu AC é maior do que seu PC. Por outro lado, Gama tem indicador menor que 1, ou seja, AC menor que PC.
-
Gabarito: Certo.
Comentário:
Sabemos que a relação matemática entre a Liquidez Corrente e o Capital Circulante Líquido (ou Capital de Giro Líquido) pode ser resumido pelo esquema abaixo:

Dessa forma, podemos concluir pela coerência da afirmação, uma vez que a empresa Alfa possui Liquidez Corrente maior que 1 (CCL positivo) e Gama possui Liquidez Corrente menor que 1 (CCL negativo).
Atenção mais uma vez! O CESPE, em muitas oportunidades, fala em “Capital de Giro” querendo se referir ao “Capital de Giro Líquido”. Ou seja, em algumas questões devemos tratar os conceitos como sinônimos, apesar de, na realidade, se tratam de conceitos distintos.
-
O Felipe Camargo trouxe luz para resolver a questão, Valeu!
Organizado o raciocínio. Para resolver o item precisamos utilizar duas fórmulas: Liquidez Corrente e Capital de Circulante Líquido.
1. Liquidez Corrente [ Lc = Ac/Pc ]
2. Capital Circulante Líquido [ CCL = Ac - Pc ]
Lembrando que Capital Circulante Líquido - CCL e Capital de Giro Líquido - CGL são sinônimos.
-
fiquei na dúvida quanto ao termo "capital de giro negativo". A rigor, capital de giro é igual ao ativo circulante, que não poderia ser negativo. O ideal seria dizer "capital de giro líquido" para não haver confusão.
-
Certo
Se o índice de liquidez corrente for maior que 1, isso implica o CCL > 0
Se o índice de liquidez corrente for menor que 1, isso implica o CCL < 0