Os portêineres (ou container crane, guindaste de contêiner em inglês) são equipamentos com função de agilizar a movimentação dos contêineres no momento de carga e descarga em estações de logística intermodal. Localizados ao berço do porto, onde os navios cargueiros atracam, os guindastes dos portêineres realizam de forma automatizada o embarque ou desembarque das cargas.
http://www.bloglogistica.com.br/mercado/o-que-e-um-porteiner/
Denomina-se um equipamento, geralmente, composto por uma lança em balanço equipada com um trilho que guia o volume, utilizado na área portuária, destinado à operação de embarque e desembarque de conteiner em um navio. É um equipamento básico de todos os terminais, destinado a atender as frotas internacionais especializadas, nas quais o tempo de atracação deve ser o mais reduzido possível.
https://portogente.com.br/portopedia/78321-porteiner
Gabarito: Correto
Comentário:
Portêiner (Ship to Shore Crane - STS)
Guindaste portuário montado sobre uma estrutura de pórtico e responsável pela movimentação de cargas do navio para o cais e vice versa. Atualmente é o equipamento portuário de maior representatividade na logística operacional dos terminais especializados na movimentação de contêineres.
Esse tipo de guindaste possui diversos modelos e tamanhos, que são construídos de acordo com a solicitação e demanda operacional dos terminais especializados. Possui três funções básicas operacionais: hoist, trolley e translação.
o Hoist (guincho) é conjunto de tambores e cabos de aço que fazem a movimentação de elevação da carga.
o O Trolley (carro) é responsável pela movimentação da carga no sentido terra-mar e vice versa.
o O Sistema de translação é conjunto de trucks com sistema rodante (rodas de aço) e motores hidráulicos, que realizam a movimentação de todo o conjunto do Portêiner sobre os trilhos posicionados em toda a extensão do cais ou píer operacional.
Fontes: Anotações de aula