SóProvas


ID
1309633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Operações Portuárias

No que se refere às áreas e instalações portuárias, julgue o seguinte item.

O canal de acesso de um porto, destinado ao tráfego dos navios desde a barra até as instalações de acostagem e vice-versa, pode ser natural ou artificial e seu calado e largura podem ser variáveis ao longo de sua extensão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO.

     

    Um canal de acesso é definido como qualquer trecho de hidrovia ligando os berços de atracação de um porto ao mar aberto. O canal normalmente termina, em sua extremidade interna, em uma área de giro ou atracação que possibilita que sejam efetuadas manobras de parar e girar o navio.

  • A descrição apresentada pelo amigo André é exatamente igual à descrição da questão. Assim como a área de fundeio é parte do porto, a área de manobra também o é, o que valida a assertiva da questão. O senão pode ficar por conta da "barra", já que, no caso de navegação interior (fluvial ou lacustre) não será aplicável.

  • Quem possui calado é a embarcação (navio). os canais de acesso ou portos possuem profundidade. É normal isso ser confundido. O erro está nessa palavra.

    Obs.: Os canais de acesso devem possuir profundidade e largura adequados.

  • Gabarito: Errado

    Quem possui calado é a embarcação, como citou o nosso amigo Joaquim Botão.

     

    "Não pare até se Orgulhar."

  • Complementando...

     

    De acordo com a ANTAQ (Termos e Conceitos Técnicos) o canal de acesso é o “Canal que liga o alto mar com as instalações portuárias, podendo ser natural ou artificial, dotado de profundidade e largura adequadas, com a devida sinalização, com o objetivo de dar acesso das embarcações ao porto”.

  • A CESPE nunca faria uma questão com esse tipo de "ERRO" pra deixar a afirmativa incorreta.

    Na verdade a banca se equivocou na elaboração da questão.

    • Gabarito Preliminar: Certo
    • Gabarito Definitivo: Errado
    • Motivo: "A utilização do termo “calado” não se refere ao canal de acesso de um porto destinado ao trafego dos navios. Por esse motivo, opta-se pela sua anulação."

    A banca se enganou na justificativa também...Anulada ► Alterada.

    Cargo 8, questão 74

    http://www.cespe.unb.br/concursos/ANTAQ_14/arquivos/ANTAQ_14_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITOS.PDF

    _

    Ajustando a questão:

    O canal de acesso de um porto, destinado ao tráfego dos navios desde a barra até as instalações de acostagem e vice-versa, pode ser natural ou artificial e sua profundidade e largura podem ser variáveis ao longo de sua extensão.