SóProvas


ID
1309717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Controle Externo

No que diz respeito aos tribunais de contas e suas atribuições e a recursos hierárquicos, julgue o item que se segue.

É competência dos tribunais de contas dos estados fiscalizar os órgãos estaduais e municipais no que tange à utilização de quaisquer recursos públicos; e ao TCU cabe, exclusivamente, a fiscalização de atos que envolvam a atuação de órgãos da esfera federal.

Alternativas
Comentários
  • CF. Art. 70, Parágrafo único: Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. 

    Essa fiscalização será feita pelo Congresso Nacional, com auxílio do TCU.

  • Errado - TC's estaduais não fiscalizam quaisquer recursos, so os de origem  de esfera estadual e o TCU os recurso empreendidos em nível federal.

  • Calma galera, essa questão esta muito mal formulada, pois, onde não Tribunal de Contas dos Municípios nem Tribunal de contas municipal ( não existi mais - Sp e Rj so esses dois tem), quem auxilia o titular do recurso no caso e o TCEs. Então nos Municípios que não tem TCM quem vai fazer a função é o próprio TCE. Quanto a uniao correto o texto. Questão errada. 

  • "a fiscalização de atos que envolvam a atuação de órgãos da esfera federal" - Não é exclusivamente, visto que o TCU fiscaliza qualquer órgão que receba RECURSOS FEDERAIS, independente da esfera(estadual, municipal ou distrital).

    Questão errada.

  • Art. 71 . O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;

    A palavra "EXCLUSIVAMENTE" torna a afirmativa ERRADA.


  • ExisteM dois erros na questão:

    Erro 1: É competência dos tribunais de contas dos estados fiscalizar os órgãos estaduais e municipais no que tange à utilização de quaisquer recursos públicos (somente recursos estaduais e municipais, e caso o município tenha tcm, somente estaduais e recursos passados aos municipios)

    Erro 2: e ao TCU cabe, exclusivamente, a fiscalização de atos que envolvam a atuação de órgãos da esfera federal (não é exclusivo, já que o tcu auxilia o congresso nacional na fiscalização)

  • Errado, uma clara questão que trata sobre a "atração pela origem de recursos", no caso, o que irá determinar a jurisdição do TCU ou TCE é a origem dos recursos e não a origem das entidades a serem investigadas\auditadas...

  • TCU fiscaliza todo mundo que (GAGAU):

    Guarda

    Administra

    Gerencia

    Arrecada

    Utiliza

    recursos públicos federais.

    Não importa se é ou não órgão federal.

  • ERRADO

  • Além disso, Pará, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo possuem TCMs. Em Sampa e no Rio o TCM é só para a capital; e nesses outros 3 estados é para todos os municípios do estado.

  • Errado, uma clara questão que trata sobre a "atração pela origem de

    recursos", no caso, o que irá determinar a jurisdição do TCU ou TCE é

    a origem dos recursos e não a origem das entidades a serem

    investigadas\auditadas...