SóProvas


ID
1309747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de requisitos, julgue o item que se segue.


A linguagem natural estruturada, em que é admitida a utilização de construções de linguagem de programação, é uma técnica de especificação de requisitos.

Alternativas
Comentários
  • A primeira dúvida que pode surgir é: O que é linguagem natural estruturada?


    De acordo com [1], linguagem natural estruturada é uma especialização da linguagem natural para descrição de requisitos. Esta é baseada em formulários e templates pré-definidos e incorporam princípios de programação. No formulário pode-se colocar as entidades ou funções envolvidas em um requisito, descrição das entradas e saídas etc.
    Portanto assertiva CORRETA.

    [1] https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87674/212905.pdf?sequence=1 (página 36 - Summervile)
  • A técnica Especificação de Requisitos tem vários significados, tais como:
    Modelo Gráfico; Modelo Escrito; Modelo de Programação.
    Destarte, A abordagem utilizada depende da necessidade específica de cada projeto.
    Gaba: certo.
  • A linguagem natural estruturada é uma forma restrita da linguagem natural, que se destina a escrever requisitos de sistema. A vantagem dessa abordagem é que ela mantém a maior parte da facilidade de expressão e compreensão da linguagem natural, mas garante que algum grau de uniformidade seja imposto à especificação. As notações de linguagem estruturada podem limitar a terminologia utilizada e utilizar templates para especificar os requisitos de sistema. Elas também podem incorporar princípios de controle procedentes de linguagens de programação e destaques gráficos para dividir a especificação.
    Engenharia de Software - Sommerville - 6a. edição - capítulo 5 - página 93 - Seção 5.3.1.

  • A fase de especificação de requisitos é uma fase que lida com documentos e temos que considerar dois tipos de especificação de requisitos nesse documento que são os funcionais e não-funcionais. A documentação produzida por de ter diferentes destinatários. Podem-se distinguir três tipos de especificação: requisitos do usuário, requisitos do sistema, design da aplicação. O tipo requisitos do sistema tem um caráter mais técnico, consistindo em uma descrição detalhada dos requisitos do utilizador correspondentes recorrentes ao uso, para alem da linguagem de programação, de linguagens estruturas e notações gráficas.

  • se tivesse escrito PSEUDOCODIGO eu tinha acertado