SóProvas


ID
1309759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de requisitos, julgue o item que se segue.


Os requisitos funcionais são distribuídos em três tipos: os que restringem o comportamento do software, os derivados de políticas da organização e os provenientes de fatores externos, como as normas de órgãos reguladores.

Alternativas
Comentários
  • Questão erradissíma, recurso neles.

    Esses três tipos são RNF de acordo com sommerville

  • Olá, pessoal!


    Essa questão foi alterada. O gabarito indica alternativa como ERRADA. Conforme publicada no Edital de Gabarito no site da Banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Tipos de requisitos não funcionais:

    #Requisitos do produto-Requisitos que especificam que o software entregue deve se comportar de um determinado modo, por ex.: ser confiável, robusto, rápido, etc.

    #Requisitos organizacionais-Requisitos que são conseqüência das políticas e procedimentos organizacionais, como padrões, processos, etc.

    #Requisitos externos-◦Requisitos que são externos ao sistema e seu desenvolvimento, ex: legislação, interoperabilidade, etc.


  • Sommerville (2008) classifica os requisitos não funcionais em:

    • Requisitos de produto que especificam o comportamento do produto. Podem restringir, por exemplo, a liberdade dos projetistas a utilizar uma determinada linguagem.
    • Requisitos organizacionais que são procedentes de políticas e procedimentos adotados nas organizações do cliente e do desenvolvedor. Especifica que o sistema deve ser de acordo com um processo-padrão da empresa.
    • Requisitos externos que abrange tópicos advindos de fatores externos ao sistema. Dentre eles destacam-se os requisitos de interoperabilidade, os requisitos éticos e os requisitos legais que devem ser observados a fim de garantir que o sistema opera de acordo com a lei.

  • Requisistos NÂO Funcionais:


    Requisitos de Produto: especificam ou restringem o comportamento do software.

     Ex: desempenho, memória requerida, taxa de falha, proteção e usabilidade.

     Requisitos Organizacionais: são derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor.

     Ex: requisitos dos processos operacionais (uso do sistema), requisitos  Ex: requisitos dos processos operacionais (uso do sistema), requisitos do processo de desenvolvimento (escolha da linguagem de programação) e requisitos ambientais (ambiente operacional do

    sistema).

     Requisitos Externos: derivam de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento:

     Ex: requisitos reguladores, requisitos legais e requisitos éticos.

  • O erro da questão é dizer REQUISITOS FUNCIONAIS e na realidade deveria ser REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS .

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Sommerville (2008) classifica os requisitos NÃO FUNCIONAIS em:

    Requisitos de produto que especificam o comportamento do produto. Podem restringir, por exemplo, a liberdade dos projetistas a utilizar uma determinada linguagem.

    Requisitos organizacionais que são procedentes de políticas e procedimentos adotados nas organizações do cliente e do desenvolvedor. Especifica que o sistema deve ser de acordo com um processo-padrão da empresa.

    Requisitos externos que abrange tópicos advindos de fatores externos ao sistema. Dentre eles destacam-se os requisitos de interoperabilidade, os requisitos éticos e os requisitos legais que devem ser observados a fim de garantir que o sistema opera de acordo com a lei.