SóProvas


ID
1309771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito à engenharia de testes, julgue o item subsecutivo.


A realização de testes de carga é importante para os sistemas distribuídos, pois permite a identificação do ponto de degradação desses sistemas, o que possibilita a criação de controles de rejeição de operações a partir desse ponto.

Alternativas
Comentários
  • Teste de carga é usado para determinar o comportamento da  aplicação Web através de condições normaise altos picos de carga. À medida que se começa o teste de carga, é recomendável se começar com um pequeno número de usuários virtuais(Virtual Users) e então incrementar gradualmente a carga do normale então incrementar gradualmente a carga do normal até o pico.Durante esta execução observe como sua aplicação reage durante o aumento da carga de trabalho.fonte:  www.linhadecodigo.com.br/artigo/3259

    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3259/testes-de-performance-testes-de-carga-stress-e-virtualizacao-parte-3.aspx#ixzz3GQ5kwjn6


  • O teste de carga é importante para todos os tipos de sistema que tenham a caracteristica de trabalhar com grande quantidade de dados em determinados periodos de tempo, náo somente em sistemas distribuídos.

  • A incorreção do item está em afirmar que em determinado momento o sistema poderá rejeitar operações. O comportamento deve ser tratar a operação de alguma forma, nunca rejeitá-la, mesmo que devido a uma sobrecarga no sistema.

  • TESTE DE CARGA(Estresse):
    -Confronta programas com situações anormais.
    -Têm caráter DESTRUTIVO.
    - Até onde aguenta.
    - Podem ser estressados.
      *Memória(vários objetos criados)
      *I/O(Muitas interrupções por segundo)
    -Disco(Busca por dados), etc....

    *O teste de carga não rejeita operações e sim trata elas.



  • Realmente está ERRADA! 

    Conforme comentário do colega Thiago, questão muito bem elaborada!

    "Os testes de estresse são particularmente relevantes para sistemas distribuídos baseados em uma rede de processadores. (...) Os testes de estresse ajudam-no a descobrir quando a degradação começa, e, assim, você pode adicionar controles ao sistema para rejeitar operações além desse ponto."

    Sommervile 9º edição. Pag. 159 

    --O erro consiste em: "a partir desse ponto", quando deveria ser "além desse ponto".--

  • Se o que o @Paulo Rodrigo comentou é do Sommerville, qual o erro da questão?

  • O erro dessa questão, muitíssimo bem elaborada, é usar o "a partir desse ponto", quando deveria ser "além desse ponto".

  • Esta questão é uma brincadeira!!! A única diferença entre a frase do livro de Eng. de SW e o da questão é que neste o ponto de degradação será rejeitado, ao passo que naquele o ponto de degradação não será. Do ponto de vista prático, o que faz sentido é rejeitar o ponto de degradação!!! Como já foi falado, o texto foi retirado do Sommerville 9a edição pág 159.

  • que ridículo...

  • Pessoal,

    Vamos lá!

    Vamos usar a bibliografia consagrada. 

    Os testes de desempenho pode ser de dois tipos: carga e stress. O sommerville ao falar em testes de desempenho aborda mais explicitamente o teste de stress. Esse diferenciação fica clara no pressman. Um teste de carga, você varia as condições da carga mas ainda dentro das condições do projeto. Já o teste de stress leva o sistema para fora das condições de projeto.

    Assim, o erro mais evidente da questão foi falar em teste de carga. Na verdade, o conceito é de um teste de stress. Para mim, "a partir desse ponto" =  "além desse ponto". Não é esse o erro. 

    Fonte: www.meubizu.com.br

  • Sommerville:

    Teste de Desempenho(Segundo Sommerville): "Os testes de desempenho devem ser projetados para assegurar que o sistema pode operar na carga necessária. Isso envolve, geralmente, o planejamento de uma séria de testes em que a carga é constantemente aumentada até que o desempenho se torne inaceitável. No teste de desempenho, isso significa estressar o sistema( por isso o nome teste de estresse) por meio de demandas fora dos limites do projeto do software"

    Ainda no tópico de teste de desempenho ele cita:

    "O teste de estresse é particularmente relevante para sistemas distribuídos baseados em uma rede de processadores. Esses sistemas frequentemente exibem degradações graves ao serem submetidos a pesadas cargas de demanda."

    Sommerville, 8 edição, pag 361.

     

    Teste de Desempenho(Segundo Pressman):

    Teste de desempenho: é projetado para testar o desempenho em tempo de execução do software dentro do contexto de um sistema integrado.

    Teste de esforço: Usa um sistema de maneira que demande recursos em quantidade, frequencia ou volumes anormais.

     

    Pressman, 7 edição, pags 419 e 420.

  • Pelo que eu entendi, de acordo com o Pressman 7ª ed (páginas 551 e 552), o teste de carga[1] é usado para verificar o comportamento do sistema para determinada carga, nada é dito sobre ponto de degradação. Ao contrário do teste de estresse[2], que fala sobre exceder um limite operacional (o ponto de degradação citado na questão).

     

    [1] The intent of load testing is to determine how the WebApp and its server-side environment will respond to various loading conditions.

     

    [2] Stress testing is a continuation of load testing, but in this instance the variables, N, T, and D are forced to meet and then exceed operational limits.

     

    Acho que o erro da questão está em dizer que o teste de carga "permite a identificação do ponto de degradação".

     

    e mais, Sommerville 9ª ed (página 159):

    "Os testes de estresse ajudam-no a descobrir quando a degradação começa, e, assim, você pode adicionar controles ao sistema para rejeitar operações além desse ponto."