SóProvas


ID
1309786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das métricas e estimativas de software, julgue o item abaixo.


De acordo com a análise de pontos de função, o desenvolvimento de aplicações sem a preocupação de produzir código reusável não influencia na contagem do fator de ajuste.

Alternativas
Comentários
  • Produção de código reusável é um dos 14 fatores de ajustes, porém a questão fala que o desenvolvimento é realizado sem a preocupação em produzir código reutilizavel o que implica em fator de ajuste 0 e consequentemente não tendo nenhuma influência na contagem.

  • Se o fator de ajuste é 0 e a fórmula é = 0,65 + x 0,1, então deixar de considerar a produção de código reutilizável influencia nos pontos ajustados. Porém errei ao não atentar para "influencia na contagem do fator de ajuste"

  • Justificativa que eu achei


    De um modo geral, cada uma das 14 características gerais deve ser avaliada e a ela atribuído um nível de influência, (que é um fator variando de 0 a 5), segundo a tabela abaixo.

    Nível de Influência

    Descrição

    0

    Não existe ou não exerce

    1

    Pouca Influência

    2

    Influência Moderada

    3

    Influência Média

    4

    Influência Significativa

    5

    Influência Total


  • Reusabilidade

    Descreve em que nível a aplicação e seu código foram especificamente projetados, desenvolvidos e suportados para serem utilizados em outras aplicações.
    0 - Não há código reutilizável.
  • kkkkkkkkkk 

    A questão está meio capenga, pois se não houver preocupação em produzir código reutilizável o nível de influência da CGS 10 - Reusabilidade será 0.Acontece que os pontos de função podem ser ajustados entre -35% e +35%, logo uma CGS com nível 0 pode sim influenciar na contagem, apesar que a leitura "seca" diz que nível 0 é "sem influência".Vou lembrar disso quando fizer uma prova da IDECAN kkkkkk

  • Boa colocação André. Sei que o jogo de palavras levou varias pessoas ao erro mas acredito em recurso por conta de que os pontos de função podem ser ajustados entre -35% e +35%, logo uma CGS com nível 0 pode sim influenciar na contagem.

  • Pegadinha fdp . Não influência na contagem do FATOR DE AJUSTE.
  • Um nível 0 influencia na contagem dos pontos de função (qualquer nível influencia, na verdade), mas não influencia na contagem do fator de ajuste.

    Questão pegadinha, e eu caí. Mas resolver esse tipo de questão é bom porque nos deixa atentos para o caso de algo parecido cair em prova novamente.



  • Juntando todas as respostas dos coletas:
    "De acordo com a análise de pontos de função, o desenvolvimento de aplicações sem a preocupação de produzir código reusável não influencia na contagem do fator de ajuste.": Certo!! Influencia na contagem do NI (Nível de Influência Geral), mas o cálculo do Fator de Ajuste fica o mesmo!!


    NI = Calcular o nível de influência geral a partir da soma dos pontos obtidos em cada uma das 14 características.


    Fator de Ajuste = (NI * 0,01) + 0,65 


  • Assertiva Certa

    A Reusabilidade é uma das 14 Caraterísticas Gerais que afetam a aplicação de maneira geral e que subsidia o caculo do valor do Fator de Ajuste. Sendo assim, cada característica, possui um nível de influência sobre a aplicação que pode variar de 0 a 5. 

    No caso da característica cobrada na questão, "Reusabilidade" , o nível de influência é 0, quando "não há código reutilizável" na aplicação a ser contada.

    Fonte: Livro Analise de Pontos de Função, 11ª Edição, Carlos Vasques, Guilherme Simões e Renato Machado

  • WTF! Questão estranha. Por mais que seja 0, vai influenciar sim, pois se fosse 5 ia dar outro valor. Não? kkkkk

  • Inicialmente fique pasmo com a questão, achei ridícula, pois mesmo o 0 (zero) influencia decrescendo a contagem de PF brutos. Entretanto, a legenda para a pontuação 0 de fator de ajuste é descrita como "Não presente ou sem influência", pois mais estranho que possa parecer. Se todas as Características Gerais do Sistema derem 0, vai influenciar em -35%, correto? Por isso acho essa questão estranha.

  • É SEMPRE SOBRE O PONTO DE VISTA DO USUÁRIO!!!! logo, desenvolvimento não tem nada a ver com a contagem, mesmo porque também é independente de linguagem utilizada ou técnologia/arquitetura

  • Pura pegadinha da banca. Claro que o reuso influência no calculo do fator de ajuste. Mas ela colocou que o desenvolvimento sem se preocupar com o reuso. Está correta sim. Agora se a banca dissesse que não influenciaria se o desenvolvimento fosse com foco no reuso e isso não implicasse em alteração no fator de ajuste estaria incorreta. Mais uma vez foi pura pegadinha da CESPE para quem estava cansado mentalmente e passou batido na leitura.