A replicação é a tecnologia normalmente utilizada para proteção de dados e recuperação de desastres, mas também pode ser utilizada para replicação de dados dentro do mesmo ambiente físico.
Backup, também conhecido como Cópia de Segurança, consiste na ação de copiar arquivos como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda, se você copia um arquivo para qualquer memória externa é um backup.
Certo
Fonte: Virtualização - Manoel Veras
Complementando a resposta do colega...
Sistemas Transacionais
Um sistema transacional nada mais é do que um coração da maior parte das organizações empresariais, que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização, gera e armazena dados sobre estas negociações. Enfim, os sistemas transacionais são os sistemas operacionais de uma empresa.
Os sistemas transacionais se caracterizam pela alta taxa de atualização, grande volume de dados e acessos pontuais, ou seja, pesquisas cujo resultado seja de pequeno volume.
São também, sistemas operacionais, não integrados, atendem em geral à área administrativo-financeira, controlam, na maioria das vezes, o fluxo de informações financeiras, e os usuários finais esboçam certa resistência a utilizá-los.
Sistemas transacionais, também conhecidos como sintéticos ou ainda OLTP – Online Transactional Processing - são aqueles que, como o nome sugere, baseiam-se em transações. Alguns exemplos deste tipo de sistemas são:
· Sistemas Contábeis;
· Aplicações de Cadastro;
· Sistemas de Compra, Estoque, Inventário;
· ERPs, CRMs;
· Sistemas de Folha de Pagamento;
· Faturamento.
http://sistemastransacionais.blogspot.com/2011/03/sistemas-transacionais.html
A replicação remota é uma parte essencial da proteção de dados, fornecendo proteção em caso de falha no centro principal. A replicação remota fornece um processo contínuo, sem interrupções independentes do host, solução para recuperação de perdas acidentais de dados, backup de dados ou migração a uma grande distância.
Replicação Remota Síncrona = elimina o risco de perda acidental de dados; comunicação de baixa latência. Quanto mais perto geograficamente, melhor.
Replicação remota assíncrona = trabalha com distancias longas e requer menos alocação de banda, tem riscos de perder dados durante uma interrupção do sistema por não ser sincronizado em tempo real.