SóProvas


ID
1309903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação às soluções de integração.


No uso de SOA, a troca de dados requer protocolos intermediários, os quais poderão representar uma perda de desempenho das aplicações.

Alternativas
Comentários
  • protocolo SOAP por exemplo

  • Para se ter ideia da quantidade de protocolos utilizados em Web Services:

     

    BEEP - Blocks Extensible Exchange Protocol

    E-Business XML

    Hessian

    JSON-RPC

    JSON-WSP

    SOAP - outgrowth of XML-RPC, originally an acronym for Simple Object Access Protocol

    Universal Description, Discovery, and Integration (UDDI)

    Web Processing Service (WPS)

    WSFL - Web Services Flow Language (superseded by BPEL)

    WSCL - Web Services Conversation Language

    XINS Standard Calling Convention - HTTP parameters in (GET/POST/HEAD), POX out

    XLANG - XLANG-Specification (superseded by BPEL)

    XML-RPC - XML Remote Procedure Call

     

    FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_web_service_protocols

  • Acredito que a afirmativa está errada pois SOA pode ser alcançada usando APENAS HTTP via POST ou GET e o XML. Logo, a arquitetura não REQUER protocolos intermediários.

  • No capítulo 19 do livro de engenharia de software do Sommerville (9ª edição) é feita esta observação:


    "Current web services standards have been criticized as being ‘heavyweight’ standards that are over-general and inefficient. Implementing these standards requires a considerable amount of processing to create, transmit, and interpret the associated XML messages. For this reason, some organizations, such as Amazon, use a simpler, more efficient approach to service communication using so-called RESTful services (Richardson and Ruby, 2007)."


    Ou seja, os protocolos padrões receberam críticas relativas à quantidade de processamento necessária no tratamento das mensagens XML (que são transferidas pelo protocolo SOAP citado pelos colegas Raphael e Ash), sendo considerados, por alguns, protocolos pesados e ineficientes; como alternativa, algumas organizações, como a Amazon,  passaram  a utilizar os "RESTful" Web Services, que utilizam apenas o protocolo HTTP na comunicação entre os serviços, como observado pelo colega Fabiano.

  • SOA é um conceito abstrato: não depende de nenhuma tecnologia. Web Services e REST são algumas das muitas formas de implementar SOA. O conceito de Web Services é mais complexo e envolve muitos protocolos (que foram citados abaixo), o que deixa as aplicações pesadas. O REST (RESTful) é mais simples de se implementar (geralmente RESTful é sobre o HTTP).

    Como SOA é baseada em troca de serviços via web, e isto envolve ao menos um protocolo (HTTP), há sim perda de desempenho das aplicações.

  • Os padrões atuais do Web Service são considerados como "padrões pesados" e implementar esses padrões requer uma quantidade considerável de processamento para criar, transmitir e interpretar as mensagens XML associadas. Dessa forma, há uma perda de desempenho das aplicações 

  • O SOA tem um desempenho tão baixo de aplicações, que em desenvolvimento Mobile é preferido o uso de RESTful devivo ao melhor desempenho