SóProvas


ID
1311211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geográfico Escolar, uma classificação para hierarquizar as cidades brasileiras, empregando as categorias de metrópole global, metrópole nacional, metrópole regional e centro regional.

De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole regional e centro regional, respectivamente, as seguintes cidades:

Alternativas
Comentários
  • Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.

    Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.

    Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.

    Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.

    Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Essa dá pra fazer por eliminação: São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles regionais. Então só sobra a alternativa "A"

  • Fernando, que bom que acertou, mas a forma de chegar na resposta não está correta. No Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002, a classificação é a seguinte:

    METRÓPOLES GLOBAIS: São Paulo e Rio de Janeiro.

    METRÓPOLES NACIONAIS: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio Grande do Sul.

    METRÓPOLES REGIONAIS: Manaus, Belém e Goiânia, fico na dúvida sobre Campinas porque o mapa que tenho é pequeno e tem muitas anotações próximas dessa cidade.

    CENTROS REGIONAIS: Rio Branco, Porto Velho, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Vitória, São José dos Campos, Santos, Ribeirão Preto, Londrina, Campo Grande e Cuiabá, se faltar alguma é porque não dá para ver melhor no meu mapa.

    Para conferir, pode verificar o ATLAS geográfico escolar do IBGE, 2009, p 152. Uma reprodução pode ser encontrada no livro  "Geografia Geral e do Brasil - Espaço geográfico e globalização" de Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, publicado em 2012, p 50.

    ATENÇÃO!! esses dados são do Atlas de 2002, conforme consta na questão. Os dados atualizados estão no site do IBGE,  aparentemente a hierarquia mudou na última edição.


    Bons estudos!

  • metrópoles globais brasileiras possuem áreas de influência que ultrapassam as fronteiras de seu país. São metrópoles globais do Brasil os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

    (Fernando SP e RJ são metrópoles mundiais ou nacionais e não regionais).

    Metrópoles nacionais

    Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Se encontram no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do Brasil.

    Metrópoles regionais 

    Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Goiânia,Fortaleza, Recife, Manaus, Belém e Belo Horizonte.constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. 

    centros sub-regionais possuem influência em municípios próximos, povoados e zona rural. São subdivididos em: centros sub-regionais A (municípios como Alfenas, Anápolis, São Mateus e Umuarama) e centros sub-regionais B (Afogados da Ingazeira, Cacoal, Caratinga e Tefé).

    centros de zona são municípios ou cidades que apresentam importância regional, limitando-se as imediações/redondezas, exercendo funções elementares de gestão. Também dividem-se em dois níveis: centros de zona A (municípios como Tabatinga, Lagoa Vermelha, Lins e Três de Maio) e os centros de zona B (cidades como Afonso Cláudio, Eirunepé, São Bento e Taió).


    http://prasempregeografia.blogspot.com.br/2011/08/hierarquia-urbana-do-brasil.html

  • nao consigo encontrar o atlas no site do ibge onde fala sobre a hierarquia urbana D: alguem pode me ajudar?

  • Essa questão foi para não zerar.

    As metrópoles globais exercem influência no mundo todo, no Brasil são: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ); as metrópoles nacionais exercem influência no Brasil inteiro, como: Brasília (DF), Salvador (BA), BH (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Fortaleza (CE); as metrópoles regionais exercem influência numa região específica, como: Belém (PA), Campinas (SP), Manaus (AM), Goiânia (GO).

    A

  • QUE VENHA O IBGE!

    Se a pessoa soubesse que São Saulo e Rio de Janeiro são uma Metrópole Global, acertaria a questão, pois só sobra a letra A.


  • Cuidado pessoal... Belém foi elevado a metrópole nacional... hoje essa questão não teria resposta.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Grande Metrópole Nacional: São Paulo

    Metrópoles Nacionais: Rio de Janeiro e Brasília

    Metrópoles Regionais: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Campinas*, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.

    *Campinas é a única quem não é capital de estado brasileiro

    Gabarito continua A, pois Belém é Metrópole regional, mas tomar cuidado com os outros comentários daqui

    Fonte: https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras.html