-
A atuação dos bandeirantes surgiu, originalmente, como missões de aprisionamento e escravização de indígenas. Com crescente oposição a essas bandeiras por parte da Igreja Católica, que tinha projeto de evangelização das comunidades indígenas, elas foram sendo substituídas pelas bandeiras de contrato, ou sertanismo de contrato. Os principais objetivos dessas expedições eram o de encontrar e destruir quilombos, aprisionando os escravos que lá se encontrassem, e combater tribos indígenas que se opusessem à colonização ou à tomada de suas terras. Essas expedições foram importantes para a ocupação de terras no interior e para a expansão da pecuária, mas, ao mesmo tempo, foram responsáveis pela exterminação de vários grupos indígenas. Dentre as mais famosas está a expedição bandeirante liderada por Domingos Jorge Velho, que encontrou e destruiu o famoso quilombo de Palmares.
A alternativa correta, portanto, é a letra (D).
-
O sertanismo de contrato foi uma atividade exercida pelos bandeirantes paulistas no período colonial. Surgido no século XVII, consistia na organização de expedições (bandeiras de contrato) lideradas por bandeirantes que partiam para o interior do Brasil para capturar negros foragidos e combater tribos indígenas rebeladas e quilombos.
-
No sertanismo de contrato, os bandeirantes eram chamados, na maioria das vezes, para guerrear contra tribos indígenas insurretas e contra os quilombos, pois conheciam muito bem o sertão e eram chamados também de sertanejos.
O principal acontecimento deste ciclo foi a destruição do Quilombo dos Palmares, efetivada pelo paulista Domingos Jorge Velho.
-
Esta pergunta é de história ou de Geografia? Caberia recurso?
-
Luciano,
Acredito que não caberia recurso, uma vez que a formação territorial brasileira (item cobrado no edital), envolve, sem dúvida nenhuma, noções da história do país.
-
Diferenças importantes para quem vai fazer a prova entender:
Bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do período colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões da América do Sul em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantes
Diferenças entre entradas e bandeiras
entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil.
bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
missões jesuíticas
As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã européia, mas isenta dos seus vícios e maldades.
-
Vania, para de ver wikipedia que você acertara bem mais. Há muitos dados não confiáveis nela.
-
D
A expansão do território brasileiro através dos bandeirantes se deu pelo sertanismo de contrato, pois foi financiado por particulares. A expansão feita pelo governo são as entradas.
-
QUE VENHA O IBGE!
Questão fácil para quem estudou de verdade, mas que pega vários que acham que sabem, e que por isso marcam erradamente missões jesuíticas.
-
Fiquei na dúvida entre B e D, mas pensei:
Missões jesuíticas = Jesus. Não faria o mal (matar pessoas)
Sertanismo de contrato = Sertão remete a Nordeste.
Logo, acertei com a letra D.
-
As bandeiras eram expedições particulares que penetraram o interior da América colonial portuguesa. Não respeitavam o limite do Tratado de Tordesilhas. Em geral, começavam a partir da Vila de São Paulo de Piratininga, na Capitania de São Vicente (hoje São Paulo). Visavam primeiramente à prospecção do território e de metais preciosos. Também se dedicavam ao apresamento de índios para escravização.
Muitas bandeiras foram financiadas por grandes Iatifundiários, mineradores e comerciantes, dedicadas ao combate aos índios considerados agressores ou opositores à conquista do interior, e também pela captura de negros fugidos das grandes plantações e pela destruição de quilombos, o que ficou conhecido como o sertanismo de contrato.
-
Como a expansão do território brasileiro por meio dos bandeirantes era financiada por particulares, costuma-se utilizar o termo “sertanismo de contrato” para classificá-la.
O governo também bancava expedições similares, com o intuito de interiorizar o território. As iniciativas financiadas pelo governo, no entanto, eram chamadas de Entradas.
Resposta: D
-
Prevê também para o Ministério Público (art. 129, § 3º)
-
Como a expansão do território brasileiro por meio dos bandeirantes era financiada por particulares, costuma-se utilizar o termo “sertanismo de contrato” para classificá-la.
O governo também bancava expedições similares, com o intuito de interiorizar o território. As iniciativas financiadas pelo governo, no entanto, eram chamadas de Entradas.
Resposta: D
-
como complemento: os bandeirantes não se fixavam nessas regiões e os genocídios provocados por eles contribuíram para o despovoamento da região interiorana do país.
-
missões jesuíticas: catequizar os índios ; sertanismo de contrato: matar os índios que se rebelassem