Gabarito A. Segundo João Antonio (Euvoupassar): O protocolo WEP (que significa “Privacidade Equivalente à Cabeada”) foi o primeiro protocolo criado com a finalidade de permitir a criptografia dos dados dos pacotes antes de eles serem enviados pela estrutura da rede. Teoricamente isso embaralha os dados de tal forma que somente os computadores que conhecem o segredo (a chave da rede) tenham condições de se comunicar naquela rede.
O WEP usa o algoritmo RC4 para o processo de criptografia, podendo utilizar chaves de 40 bits ou 104 bits (a escolha é de quem configura a rede).
A principal vulnerabilidade no modus operandi do WEP é o fato de a chave ser sempre a mesma na comunicação (mudar a chave é um processo manual e exige que o administrador da rede faça-a em todos os micros) – portanto, a captura de alguns pacotes da rede (existem programas que fazem isso facilmente) e a análise desses pacotes permitiriam a descoberta da chave da rede mais cedo ou mais tarde (hoje em dia, é sempre “mais cedo”).
O fato é que já foram desenvolvidos softwares utilitários que capturam os pacotes e “descobrem” a chave da rede em questão de minutos (na verdade, em alguns casos, em menos de um minuto), portanto, o WEP é, declaradamente, considerado inseguro.