Consideramos primeiramente a identificação do dispositivo. Quatro tipos de técnicas são mais usadas para identificar o dispositivo que enviou uma interrupção:
- Múltiplas linhas de interrupção
- Identificação por software
- Daisy chain (identificação por hardware, vetorada)
- Arbitração do barramento (vetorada)
A abordagem mais direta para o problema da identificação do dispositivo originador da interrupção consiste em usar múltiplas linhas de interrupção entre o processador e os módulos de E/S.
Uma técnica alternativa e a identificação por software. Quando o processador detecta uma interrupção pendente, ele desvia a execução para uma rotina de tratamento de interrupção que interroga cada modulo de E/S para determinar qual deles causou a interrupção.
A desvantagem da identificação por software e que consome muito tempo. Uma técnica mais eficiente e usar um daisy chain, que realiza a identificação por hardware, usando uma conexão entre os módulos e o processador na forma de uma cadeia circular. Quando o processador recebe um sinal de interrupção, ele envia um sinal de reconhecimento de interrupção, que se propaga por meio de uma seria de módulos de E/S ate chegar aquele que causou a interrupção. Esse modulo então responde colocando uma palavra nas linhas de dados. Essa palavra e denominada vetor de interrupção e consiste no endereço do modulo de E/S ou algum outro tipo de identificador do modulo.
http://jabour.com.br/ufjf/oc/c6s.doc
Gabarito Certo
Quatro tipos de técnicas são mais usadas para identificar o dispositivo que enviou uma interrupção:
- Múltiplas linhas de interrupção
- Identificação por software
- Daisy chain (identificação por hardware, vetorada)
- Arbitração do barramento (vetorada)
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !