SóProvas


ID
1311709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem de consulta estruturada (SQL).

Em SQL, triggers são conhecidas como técnicas de banco de dados ativo, pois especificam ações que são disparadas automaticamente por eventos.

Alternativas
Comentários
  • Trigger: banco de dados ativo. A partir de um evento, com uma certa condição, executo determinada ação.

  • Gabarito Certo

    Um trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele. Por isso temos:

    Associados a uma tabela: os TRIGGERS são definidos em uma tabela específica, que é denominada tabela de TRIGGERS;

    Chamados Automaticamente: quando há uma tentativa de inserir, atualizar ou excluir os dados em uma tabela, e um TRIGGER tiver sido definido na tabela para essa ação específica, ele será executado automaticamente, não podendo nunca ser ignorado.

    Não podem ser chamados diretamente: ao contrário dos procedimentos armazenados do sistema, os disparadores não podem ser chamados diretamente e não passam nem aceitam parâmetros.

    É parte de uma transação: o TRIGGER e a instrução que o aciona são tratados como uma única transação, que poderá ser revertida em qualquer ponto do procedimento, caso você queria usar “ROLLBACK”, conceitos que veremos mais a frente.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Um banco de dados que possui triggers associados às vezes é chamado de banco de dados ativo.

     

    Fonte: Introdução a sistemas de bancos de dados - Date - Pág. 241

  • Um banco de dados é passivo quando não oferece suporte para o gerenciamento automático de condições definidas sobre o estado do banco de dados em resposta a estímulos externos. Os sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs) convencionais são passivos, só executando transações quando são explicitamente requisitadas pelo usuário ou aplicação.

     

    Um banco de dados é ativo quando eventos gerados interna ou externamente ao sistema provocam uma resposta do próprio banco de dados (BD), independente da solicitação do usuário. Neste caso, alguma ação é tomada automaticamente dependendo das condições que foram especificadas sobre o estado do banco de dados.Alguns exemplos de aplicações são: controle de integridade, controle de acesso, políticas de segurança e atualização

     

  • CERTO

    Em SQL, triggers são conhecidas como técnicas de banco de dados ativo, pois especificam ações que são disparadas automaticamente por eventos.

    São eventos disparados em tabelas antes ou depois de determinadas operações, como: INSERT, UPDATE E DELETE.

    São muito importantes para agilizar a programação back-end de um sistema e reduzir significativamente a programação (front-end) de aplicações.

    Os valores utilizados para tratar internamente informações de atributos da respectiva tabela são: “new” e “old”.

    Bons estudos...