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Geralmente o acesso ao meio é realizado em
função de uma estação centralizadora
Determina quando uma determinada estação pode
transmitir
Não podem ocorrer colisões
Estação compartilha a taxa do canal com outras
estações
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Algotitmo de backoff exponencial
Quando é detectado uma colisão numa transmissão de dados, o adaptador que está querendo enviar os dados entra em fase de contenção (vai esperar um tempo aleatório) antes de tentar transmitir novamente.
Quem determina este tempo é o algoritmo de backoff exponencial. É feito um cálcula para descobrir este tempo.
Mas não estipula o valor em até duas mil vezes.
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Segundo Forouzan, "no método de espera exponencial (exponencial backoff method), a estação espera durante um intervalo de tempo entre 0 e 2n x tempo de propagação máximo (tempo de propagação entre as duas estações mais distantes da rede), onde n é o número de tentativas de transmissão (cujo limite é tipicamente 15)."
Dessa forma, e considerando que o número máximo de tentativas de transmissão é 15, tem-se que 215 x [tempo de propagação máximo]. Ou seja, o tempo de espera pode ser superior a duas mil vezes do que o inicialmente esperado para se transmitir um frame após uma colisão, tornando o item ERRADO.
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Tanenbaun 4 Edição:
Depois da primeira colisão, cada estação espera 0 ou 1 tempos de slot antes de tentar novamente.
Se duas estações colidirem e selecionarem o mesmo número aleatório, elas colidirão novamente.
Depois da segunda colisão, cada uma seleciona ao acaso 0, 1, 2 ou 3 e aguarda durante esse
número de tempos de slot. Se ocorrer uma terceira colisão (cuja probalidade é de 0,25), na próxima
vez o número de slots que a estação deverá esperar será escolhido ao acaso no intervalo de 0, 1 e 3.
Em geral, depois de i colisões, é escolhido um número aleatório entre 0 e 2^i - 1, e esse número de
slot será ignorado. Entretanto, após terem sido alcançadas dez colisões, o intervalo de
randomização será congelado em um máximo de 1023 slots. Depois de 16 colisões, o cont rolador
desiste e informa o erro ao computador. Qualquer recuperação adicional caberá às camadas
superiores.
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O tempo é aleatório
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Na verdade, o tempo é aumentado até o limite de 10x.
" ... o tempo de espera utilizado para transmissão é determinado de acordo com um recuo (backoff) exponencial binário. Esse recuo é de K*512 tempos de transmissão de bits (10Mbps → tempo de bit de 0,1 microsegundo), onde esse K é um número aleatório entre 0 e 2^(m–1), e m é o valor mínimo entre 10 e a n-ésima tentativa. Dessa forma, inicialmente o valor de m é 1. Se a , tentativa de retransmissão também falhar (problema de colisão, etc.), m vai crescendo para 2, 3 e assim por diante, até o limite de 10. Como cada incremento em m aumenta exponencialmente o tempo máximo de espera para retransmissão, isso vai reduzindo fortemente a chance de essas colisões continuarem acontecendo. (...)
Como pior caso, a variável m da expressão 2^(m-1) tem seu valor máximo igual a 10, chegando assim ao valor máximo de 2^9 que é igual a 512. "
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Gabarito Errado
Ótima explicação sobre esse assunto:
https://www.gta.ufrj.br/grad/00_2/ieee/CSMA.htm
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
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Discordo de alguns comentários maudosos!!!
Segundo[1], "após terem sido alcançadas dez colisões, o intervalo de randomização será congelado em um máximo de 1.023 slots". E qual o significado de um slot? [1] afirma que um slot é igual ao pior tempo de propagação da viagem de ida e volta no éter, ou 2T.
Ou seja, se o tempo de propagação for 50us(microssegundos), um slot será 100us e, uma vez que "o intervalo de randomização será congelado em um máximo de 1.023 slots", teremos ai um maximo de 102300us, ou 102,3ms(milissegundo)
Respondendo à pergunta: o certo é 1023 e não 2000!!!
Fonte:
[1] Tanenbaum, Redes
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Em redes LAN com o protocolo CSMA/CD, o BACKOFF é o tempo em que a estação aguarda para retransmitir os dados após a ocorrência de uma colisão.