SóProvas


ID
1313113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à ética no serviço público.


A penalidade de demissão pode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar os avanços do conhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades.

Alternativas
Comentários
  • DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura


  • ERRADO

    Não pode ser aplicado a penalidade de demissão.

  • Resposta: (Errado)

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    Seção III  - Das Vedações ao Servidor Público
    XV - E vedado ao servidor público;
    (...)
    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;
    (...)

    Por ser vedação expressa do Código de ética (Decreto 1.171/1994), enseja tão somente a censura.
  • Eu nunca entendi o que é essa censura... o cara fica proibido de falar? Será que é isso?

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público - Decreto 1171/94
    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • A conduta descrita nesta afirmativa, de fato, constitui violação a uma das vedações contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171, como se extrai dos dispositivos abaixo reproduzidos:  

    " XV - É vedado ao servidor público;  

    (...)  

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;"


    No entanto, a única sanção prevista neste mesmo diploma normativo é a de censura, conforme previsto em seu item XXII, de seguinte teor:  

    "XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."  

    Logo, está equivocado afirmar que o servidor estaria sujeito a uma pena de demissão.  

    Resposta: ERRADO
  • Tipo de questão que se resolve com o raciocínio, mesmo sem conhecimento da matéria. A pena de demissão, nesse caso, extrapolaria os limites da proporcionalidade e da razoabilidade.

  • Respondendo a dúvida do Klaus...

    Censura

    1.ação ou efeito de censurar

    2.Advertência severa, enérgica; repreensão

    Dentre outras definições...

    No meu entendimento, consiste no ato de criticar uma atitude ou postura de um determinado servidor, pontuando o(s) motivo(s) da censura. Uma advertência mais formal que será feita por uma comissão de ética. Um puxão de orelha rsrs

    Espero ter ajudado

    Bons estudos 



  • A censura aplicada pela comissão de ética tem dois efeitos: anotação na ficha funcional e proibição de figurar em lista de promoção por merecimento pelo prazo de um ano.
  • Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

  • Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

    Só CENSURA

  • Censura censura censura!
  • A pena que pode ser aplicada de acordo com o código de Ética é a censura:

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.​

    O código veda a não utilização, mas não pune com demissão:

    XV - É vedado ao servidor público;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

  • É imperdoável errar uma questão dessas.

     

    Errei!!!! Takilpariu. #CensuraZorra

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


    ERRADA!

  • Vedações presentes no Código de Ética ensejam somente a censura.

  • A única pena aplicada pela comissão de ética é a de: CENSURA.

  • Concordo que a única pena que a Comissão de Ética pode aplicar é a de censura. Mas errei porque o comando da questão não foi explícito em pedir para resolver com base no Código de Ética. Vou ficar mais esperto com essas questões. 

  • Falou em COMISSÃO - penalidade é só CENSURA!

  • A penalidade de demissão pode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar (Celular) para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades.


    Seria a mesma pergunta!


    Agora responda!!

  • Pena de censura!

    Censura pública é uma forma de punição, a qual estão sujeitas as pessoas cuja profissão é regulamentada ou supervisionada por algum órgão, devido a transgressão de princípios e/ou normas regulamentadas nessa profissão. Geralmente essa punição é levada ao conhecimento geral por meio de publicação na imprensa oficial, identificando o objetivo, o nome do censurado e o motivo da aplicação.

  • A penalidade é a CENSURA.

  • Censura.

    GAB. E

  • A penalidade de demissão pode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar os avanços do conhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades.

    A penalidade de censura pode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar os avanços do conhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades.

  • Gabarito errado.

    A pena de censura pode ser aplicada a servidor público que deixa de utilizar os avanços do conhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades.

    DECRETO 1.171

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA:

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    Seção III

    Das VEDAÇÕES ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; 

  • Por ser vedação expressa do Código de ética (Decreto 1.171/1994), enseja tão somente a censura.

  • Gabarito: Errado

    O servidor público que deixa de utilizar os avanços do conhecimento e da ciência para desempenhar, com mais qualidade, suas atribuições e responsabilidades, não será punido com pena de demissão, mas sim com pena de censura.