SóProvas


ID
1313116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à ética no serviço público.


A qualidade dos serviços públicos depende fortemente da moralidade administrativa e do profissionalismo de servidores públicos.

Alternativas
Comentários
  • Oi?  Questão dada como correta. Aqui o candidato tem duas opções: gravar esse conceito e levar para as próximas provas ou simplesmente deixar em branco. 


  • Não entendi a surpresa com a questão, Vanessa... Realmente o servidor deve ter profissionalismo na sua conduta, e atrelado a isso a moralidade administrativa, que condiz com a sua postura ética.

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • A presente questão é extremamente intuitiva, de modo que não apresenta maiores dúvidas, a meu sentir. De fato, parece bastante difícil imaginar que um serviço público possa ser prestado com qualidade, mas de forma imoral. São ideias que não têm como ser conciliadas. Ora, é evidente que todo e qualquer serviço público que não observe a moralidade administrativa não terá como ser, ao mesmo tempo, um serviço de qualidade. Haverá, em suma, espaço para desonestidades, condutas antiéticas, corrupção, privilégios odiosos, perseguições indevidas, etc. Neste cenário desalentador, há condições de, ainda assim, ser prestado um serviço público de qualidade? É óbvio que não.  

    O mesmo pode se dizer em relação ao requisito do profissionalismo, exigido dos servidores públicos, o que, aliás, consta de forma expressa do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171/94, verbis:  

    " VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional."  

    Inteiramente correta, portanto, apresente assertiva.  

    Resposta: CERTO 
  • Muitos companheiros aqui no site, veem a questão sem nexo, aí começam a fantasear suas mentes no sentido de confortar a angústia de não saber de MMMM nenhuma. Depois ficam falando o que não convém PRA ELES, pros outros. QUESTÃO BESTA, SEM NEXO DO CESPE: VOCÊ DECORA E PARTE PRA PRÓXIMA. É SÓ ISSO.

  • gabarito CERTO

     

    Pessoal, por favor postem o gabarito das questões antes de discorrer sobre elas ok?

  • Pessoal, esta é uma questão simples. Mais uma vez uma questão de moralidade!

     

    Quanto a moralidade você aprendeu: "O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo."

     

    Em outras palavras, o servidor que tem a moralidade consolidada em seu serviço, atua com eficiência, o que nos remete ao trabalho de qualidade.

     

    Gabarito: Certo.

     

    Prof: Daniel Mesquita.
     

  • Lembrando que, para a Cespe, incompleto é certo.

  • Gabarito: Certo

    O comportamento ético no trabalho é atrelado ao profissionalismo e à moralidade administrativa.

  • De fato, parece bastante difícil imaginar que um serviço público possa ser prestado com qualidade, mas de forma imoral. São ideias que não têm como ser conciliadas. Ora, é evidente que todo e qualquer serviço público que não observe a moralidade administrativa não terá como ser, ao mesmo tempo, um serviço de qualidade. Haverá, em suma, espaço para desonestidades, condutas antiéticas, corrupção, privilégios odiosos, perseguições indevidas, etc.

  • Sinceramente, dizer que "A qualidade dos serviços públicos depende fortemente da moralidade administrativa e do profissionalismo de servidores públicos" acho muito exagero.

    Se isso fosse verdade não haveria necessidade da criação do Código de ética para o servidor público. Bastaria depender fortemente da moralidade administrativa e do profissionalismos dos servidores públicos.

    O Gabarito é Certo, mas discordo FORTEMENTE!

  • A qualidade dos serviços públicos depende fortemente da moralidade administrativa e do profissionalismo de servidores públicos.

    Certa!

    Creio que a dúvida do pessoal foi em "depende fortemente...", com medo de ser uma pegadinha do Cespe.

    Bom conforme o comentário de outro colega aqui abaixo: o servidor que tem a moralidade consolidada em seu serviço, atua com eficiência, o que nos remete ao trabalho de qualidade.

  • O mesmo pode se dizer em relação ao requisito do profissionalismo, exigido dos servidores públicos, o que, aliás, consta de forma expressa do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171/94, verbis: 

    " VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional." 

    Inteiramente correta, portanto, apresente assertiva. 

    Resposta: CERTO 

  • dever de Probidade: o administrador é obrigado a agir com MORALIDADE E HONESTIDADE no desempenho de suas funções.

  • Correto. Exemplo de puro profissionalismo que reflete numa instituição ética é a PRF!

    #PERTENCEREMOS

    #DEPEN2021

  • Relativo à ética no serviço público, é correto afirmar que: A qualidade dos serviços públicos depende fortemente da moralidade administrativa e do profissionalismo de servidores públicos.