SóProvas


ID
1315048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item seguinte, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.

Para tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública, os documentos oficiais mais adequados são o aviso e o memorando, os quais apresentam estrutura praticamente idêntica.

Alternativas
Comentários
  • Nada ver!

    Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. Assim estaria certo.

    Aviso: expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.


    Memorando: comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata -se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna; caráter meramente administrativo ou de exposição de. projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/APOSTILA-MPU-REDA%C3%87%C3%83O-OFICIAL-MARIA-TEREZA.pdf



  • Seria o Memorando.

    O aviso é somente para comunicação entre Ministros.

  • ERRADA!


    Macete manjado para o "AVISO"


    "Quem avisa Ministro é"



  • A questão informa que "para tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública, os documentos oficiais mais adequados são o aviso e o memorando, os quais apresentam estrutura praticamente idêntica".

    De acordo com o Manual de Redação Oficial, sabemos que o melhor documento oficial para assuntos oficiais internos é o memorando. O aviso é usado exclusivamente entre Ministros de Estado.

    A resposta é incorreta. 

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Memorando; Ofício; Aviso; 

    As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Conhecimentos Básicos - Todos os cargos Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Memorando;

    memorando, texto oficial cuja esfera de circulação é interna, isto é, estabelece comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.

    GABARITO: CERTA.



     Prova: CESPE - 2012 - PRF - Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Memorando;

     Memorando é um tipo de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão público que proporciona agilidade, rapidez e simplicidade aos procedimentos burocráticos. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - PC-CE - Inspetor de Polícia - CivilDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    aviso é documento emitido por ministro de Estado para destinatário de mesma hierarquia e segue o modelo do padrão ofício.

    GABARITO: CERTA.

  • PRESTA ATENÇÃO GENTE!

    Vejo muita gente aqui se passando com estas coisas, vocês ficam atentos demais ao assunto e não enxergam o que a questão pede!

    E daí que AVISO é só entre ministros de estado? O que isto tem a ver com a questão? A questão diz que:

    "Para tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública, os documentos oficiais mais adequados são o aviso e o memorando"

    ESTÁ CORRETO! AVISO TAMBÉM TRATA DE ASSUNTOS OFICIAIS INTERNOS AOS ÓRGÃOS DA ADM PÚBLICA. COMO ESTÁ NO MANUAL:

    "Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."


    O CERTO SERIA RESPOSTA CORRETA!
  • quando a assertiva tratar sobre aviso, tem que indicar que é entre ministros.

  • O comentário do colega Leandro Souza faz todo sentido, mas eu acho que o erro mesmo é essa parte aqui, "os quais apresentam estrutura praticamente idêntica", no manual esta frase é usada para aviso e ofício. Questão copiar, colar e trocar o nome .. tanto que, no Manual, aviso e o ofício são explicados lado a lado, ao passo que o memorando é explicado separado. 

  • Acontece que o gabarito oficial é ERRADO , então o choro é livre. que coisa de ficar dando opinião aqui.Passando o gabarito diferente do gabarito da banca e prejudicando quem quer aprender.

  • Gente, não tem segredo. Aviso é trocado APENAS entre ministros, ou seja, aviso e memorando têm finalidades diferentes.

    Ficar interpretando a questão ou querer que ela seja algo que não é só prejudica seus estudos.

  • GENTE, NÃO SERIA O CORRETO EM RELAÇÃO AO MEMORANDO _ UNIDADES ADMNISTRATIVAS DE UM MESMO ORGÃO-

    E O AVISO- COMUNICAÇÃO ENTRE OS MINISTROS DE ESTADO.

    ACREDITO SER ESTE O ERRO.

  • O erro da questão está em dizer "tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública", porque somente o memorando se restringe à comunicação interna a um mesmo órgão, já o aviso é comunicação usada entre ministros para tratar de assuntos oficiais, mas em nenhum momento o manual diz que é de ordem interna tais assuntos.

  • Para tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública, os documentos oficiais mais adequados são o aviso e o memorando, ( até aqui está certo) os quais apresentam estrutura praticamente idêntica. ( A estrutura ou forma difere uma da outra, pois no memorando é menciondo o cargo que ocupa). Acredito que seja isso.