SóProvas


ID
1315288
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Conselho Tutelar

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D": "Artigo 136, IV do ECA: "São Atribuições do Conselho Tutelar: IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente"

  • a) Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.      
    b) Entre as atribuições do Conselho Tutelar previstas no artigo 136 do ECA não está incluída a função de aplicar penalidade administrativa aos casos de infrações contra norma de proteção a criança ou adolescente. Nesta hipótese, a notícia do fato deve ser encaminhada ao MP (letra d).
    c) Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.


    d) Art. 136. São Atribuições do Conselho Tutelar: IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescentee) Art. 135.  O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.
  • a) Errado. O mandato é de 4 anos
    b) Errado. 
    c) Errado. Órgão permanente e autônomo, não jurisdicional
    d) Correta. 
    e) Errado. Não pode prisão especial

  • a) composto de cinco membros, mandato de quatro anos, permitida uma recondução. 
    b) não pode aplicar penalidades administrativas. Juiz da Vara da Infância e da Juventude tem competência para aplicação de penalidade correspondente. 
    c) não é órgão jurisdicional. 
    d) CORRETA 
    e) não é assegurado aos conselheiros prisão especial.

  • LETRA A:

    A Lei 13.824 de 2019, alterou a redação do art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A nova redação é a seguinte:

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha

    A redação antiga permitia apenas uma recondução. Agora não há limite.