SóProvas


ID
1315876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a avaliação de uma edificação, por motivo de força maior, o engenheiro responsável pela vistoria da edificação teria sido impedido de examinar a parte interna do imóvel, registrando esse fato no laudo. O engenheiro combinou, ainda, com quem o designou a fazer a avaliação, que daria prosseguimento ao trabalho sem essa etapa da vistoria. Além disso, o avaliador utilizou um modelo que considera um fluxo de caixa específico, com despesas e receitas previstas ao longo do tempo. Para identificar o custo da edificação, foi adotado o custo unitário básico (CUB).

Com base nessas informações, julgue o  próximo  item , relativo  à avaliação de imóveis urbanos.

O modelo adotado na avaliação é o dinâmico.

Alternativas
Comentários
  • modelo dinâmico: Modelo no qual as despesas e receitas são previstas ao longo do tempo, com base em fluxo de caixa.

  • o modelo dinâmico é o mesmo que o fluxo de caixa projetado

    :)

  • modelo dinâmico: Modelo no qual as despesas e receitas são previstas ao longo do tempo, com base em fluxo de caixa.

     

     

     

    modelo estático: Modelo que utiliza fórmulas simplificadas e que não leva em conta o tempo de ocorrência das despesas e receitas.

    No Modelo Estático presume-se que as receitas e despesas do empreendimento são realizadas de imediato, ou seja, não é considerada a questão tempo. Segundo a NBR 14.653-2 (2011), o Modelo Estático “é o modelo que utiliza fórmulas simplificadas e que não leva em conta o tempo de ocorrência das despesas e receitas.”

     

    http://www.mrcl.com.br/resumos/R0116-1.pdf

  • Modelo dinâmico -> Modelo no qual as despesas e receitas são previstas ao longo do tempo, com base em fluxo de caixa.

  • Preferencia de uso

     

    Específico > Dinâmico > Estático

  • Dois tipos de método Involtivo:

    1. Método Involutivo Estático 
    2. Método Involutivo Dinâmico

    a) Método Involutivo Estático, presume-se que as receitas e despesas do empreendimento são realizadas de imediato, ou seja, não é considerada a questão tempo. Segundo a NBR 14.653-2 (2011), o Modelo Estático “é o modelo que utiliza fórmulas simplificadas e que não leva em conta o tempo de ocorrência das despesas e receitas.”

    b) Método Involutivo Dinâmico, Segundo a NBR 14.653-2 (2011), é o modelo no qual as despesas e receitas são previstas ao longo do tempo, com base em um fluxo de caixa. O fluxo de caixa descontado é uma ferramenta econômica muito utilizada no mercado imobiliário quando o imóvel possui vocação para desenvolvimento de empreendimento. No caso da Engenharia de Avaliações o resultado do fluxo de caixa expressa o quanto um empreendedor poderia pagar pelo terreno aferindo as despesas e receitas estudadas. Para que o resultado expresse o valor de mercado as despesas e receitas estudadas deverão estar condizentes com a prática do mercado da região. 

    http://www.mrcl.com.br/resumos/R0116-1.pdf