SóProvas


ID
1316242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um determinado ponto de um sistema elétrico de potência, as impedâncias equivalentes das sequências positiva, negativa e zero, vistas desse ponto, respectivamente, são z1 = j0,2 p.u., z2 = j0,2 p.u. e z0 = j0,1 p.u. . A tensão de sequência positiva no ponto em questão para condições normais de operação é igual a 1∠0º p.u.. As grandezas são dadas em valores por unidade (p.u.) na base do sistema.

Dado

√3 = 1,73

Supondo que ocorra um curto-circuito entre a fase b e a fase c somente, por meio de uma impedância de falta, cujo valor por unidade na base do sistema é igual a j0,1 p.u., então, o valor por unidade da corrente de curto-circuito na fase b é

Alternativas
Comentários
  • A corrente de curto-circuito bifásica depende das impedâncias de sequências positiva e negativa e da impedância de falta:

    Icc = (3^1/2)/(z1+z2 + zfalta) =(3^1/2)/(0,2+0,2+0,1)j = -j3,46 

  • Por que tem a raiz de 3 na equação?

  • Com todo respeito aos colegas, creio que o cálculo da Camila esteja errado e o comentário do Robson seja válido.

    A raiz quadrada de 3 no numerador da operação não faz o menor sentido e o resultado ser correto foi uma feliz coincidência.

    No meu entendimento, o exercício pede a corrente na FASE "b". São conhecidas as cargas também de fase, quais para curto circuito entre duas fases devem ser consideradas as impedâncias de sequência positiva e negativa Z1 e Z2 (ignora-se portanto a impedância z0) + a impedância de falha Zf (j0,1pu), porém a tensão conhecida é da LINHA.

    Desta forma para a aplicação da fórmula devemos saber qual é a tensão de fase correspondente do circuito, ou seja (1∠0º p.u)/√3

    Uma vez de posse da tensão de fase, aplica-se a fórmula do exercício anterior desprezando a sequencia negativa, onde:

    Icc = 3.Vf / (Z1+Z2+ZFalha)

    Icc = {3.(1∠0º/√3)} / (j0,2+j0,2+j0,1)

    Icc = -j3,46

     

     

  • Fórmula para cálculo de corrente de curto circuito de sequencia positiva (que é igual à negativa) de curto bifásico sem terra e com impedância de falta:

    Icc1 = E1)/(z1+z2 + zfalta)

    Corrente curto circuito na fase:

    Iccfase = -j(3^1/2)Icc   

    Aplicando os valores nas fórmulas ....Iccfase= -3,46j

  • Gisele, seu cálculo está correto. Mas lembrnado que já tinha o j da corrente de circuito, e com o j da fórmula ficaria apenas -3,46 sem j. Devido a falta da alternativa correta, também marquei letra D), entretanto a questão era passível de anulação.